Todos nós utilizamos pilhas, a maior parte de nós diariamente. E, a menos que utilize apenas pilhas recarregáveis, é provável que as gaste rapidamente. Felizmente, pode comprá-las por pouco dinheiro mas será isto uma boa ideia? Ou seja, comprar sempre as pilhas mais baratas? Neste caso o barato pode sair-lhe caro!
Comprar pilhas baratas pode ser um grande erro!
Há artigos que podemos comprar naquelas lojas mais baratas e valem a pena. No entanto as pilhas não são um deles. É verdade que vai poupar um pouco quando a comprar, mas provavelmente isto vai-lhe custar mais a longo prazo. Para além disso, coloca os seus aparelhos eletrónicos em risco.
As pilhas que se encontram nas prateleiras das lojas de artigos baratos tendem a ter potências mais baixas e, provavelmente, estiveram paradas nas prateleiras durante longos períodos de tempo, talvez mesmo durante anos. E as pilhas são um daqueles artigos que perdem a sua potência quanto mais tempo passam sem serem utilizadas.
Além disso, as pilhas que estão paradas têm maior probabilidade de vazar, o que pode danificar ou mesmo arruinar permanentemente os seus dispositivos eletrónicos. Aquela embalagem de pilhas muito barata pode acabar por lhe custar muito mais dinheiro se elas vazarem dentro do seu comando de jogos caro.
Há alguns produtos em que vale a pena gastar um pouco mais para obter uma versão mais cara, e as pilhas inserem-se definitivamente nessa categoria. Se estiver numa situação de aperto e tiver de as comprar na loja local, certifique-se de que escolhe marcas de renome e tente reservá-las para dispositivos que não gastem a bateria rapidamente, como os despertadores.
Entretanto sabia que as pilhas alcalinas também vertem?
Não importa a forma como a bateria é concebida. Elas começam a verter porque as baterias são alimentadas por reações químicas ativas que não aguentam para sempre. Isto é especialmente verdade para as pilhas alcalinas, que são um tipo comum de pilhas de consumo usadas em muitos aparelhos desde os anos 60. Mas pode também aplicar-se a outros tipos de pilhas, que podem inchar ou rebentar quando começam a degradar-se com o tempo.
As pilhas alcalinas em particular são feitas com um eletrólito líquido chamado hidróxido de potássio. Este químico é muito corrosivo, e pode devorar lentamente a caixa da bateria assim que ela descarrega completamente. Isto cria hidrogénio que aumenta a pressão dentro da própria bateria, causando a fuga do recipiente que contém os produtos químicos. Como resultado, a pressão irá empurrar o hidróxido de potássio para fora da própria bateria.
Quando o hidróxido de potássio interage com o ar, ele cria carbonato de potássio, que é a energia branca que pode ver acumular-se à volta de uma bateria inchada ou com fugas. Em alguns casos, a fuga de hidróxido de potássio também pode entrar em contacto com a pele, causando irritação da pele e dos olhos. Se isto acontecer, lave bem as suas mãos com água e sabão e lave os seus olhos com água limpa. Uma vez que o hidróxido de potássio é altamente corrosivo, também pode danificar os circuitos electrónicos no interior do aparelho, corroendo os contactos da bateria ou vestígios de cobre numa placa de circuito.
Como evitar o vazamento das pilhas
Basicamente, todas as pilhas alcalinas acabam por vazar, sobretudo se comprar as mais baratas. Mas há algumas coisas que pode fazer para abrandar o processo e evitar que as fugas causem danos. Primeiro, deve sempre guardar as pilhas alcalinas não utilizadas num local fresco e seco, fora de qualquer dispositivo electrónico.
Em segundo lugar, evite usar o mesmo conjunto de pilhas alcalinas durante longos períodos de tempo. Quando elas se desgastarem, a fuga vai começar. E o mais importante, se sabe que não vai usar as suas pilhas durante algum tempo, é melhor removê-las dos seus aparelhos e armazená-las separadamente do aparelho. Mesmo que um dispositivo esteja desligado, ele pode ainda assim absorver uma corrente que irá descarregar as baterias com o tempo, eventualmente levando a uma fuga que pode danificar a eletrónica no seu interior graças à corrosão.
Como lidar com este problema
Se verificar que as suas pilhas alcalinas estão a vazar, há algumas coisas que pode fazer para limpar a sujidade e evitar mais danos. Primeiro, retire as pilhas dos seus aparelhos e limpe o ponto de contacto com um cotonete mergulhado em vinagre ou sumo de limão. Isto ajudará a neutralizar o hidróxido de potássio alcalino. Use também uma escova de dentes velha mas limpa para retirar suavemente qualquer vestígio de pó branco.