Na semana passada falámos na Leak da razão para alguns computadores antigos utilizarem cassetes. Foram uma alternativa crucial de armazenamento às disquetes nos primeiros tempos da informática. A utilização de uma cassete, normalmente associada à música, para armazenar dados de computador pode parecer bizarra, mas o princípio era extremamente simples. Ora com o aparecimento dos CDs e de outras tecnologias digitais estes sistemas passaram para segundo plano. No entanto a verdade é que se trata de um mercado que está mais vivo do que nunca. Na maioria dos casos graças ao Spectrum que foi para mim e continua a ser um dos melhores computadores do mundo. Mas igualmente interessante é que as cassetes estão vivas e pode comprar em Portugal.
As cassetes estão vivas e pode comprar em Portugal! Sabia?
Portugal e Brasil são sem dúvida dos grandes exemplos de que as cassetes estão vivas e de boa saúde, sobretudo no que diz respeito aos jogos. Prova disso é que até existe uma empresa que dá cartas no que diz respeito à produção de novos jogos para Spectrum e não só na adaptação de alguns antigos.

Ainda faz sentido vender e produzir cassetes?
Sem dúvida nenhuma. Como referi acima existem empresas que continuam a produzir jogos e dos bons. De facto, computadores como o Spectrum não estão mortos. Estão melhores do que nunca e nem falo apenas das novas edições como o ZX Spectrum Next. Há jogos excelentes praticamente acabados de sair no mercado e que dão uma nova vida a estas máquinas.
Uma empresa que ainda produz jogos e que é um exemplo no mercado
Um bom exemplo de uma empresa que produz estes jogos tem dois nomes. Teknamic Software para Portugal e Bitnamic Software para o Brasil.
A Teknamic trata-se de uma editora independente localizada em Portugal e nasceu em 2020. Dedica-se sobretudo a lançar novos jogos para microcomputadores como o ZX81, ZX Spectrum, MSX, Apple II e outros.
Um dos objetivos como está referido na página oficial é incentivar a criatividade dos programadores e promover a produção de jogos no Brasil e em Portugal e a sua publicação na Europa. O mais interessante disto tudo é que distribuem os jogos em suportes originais utilizados na época, como cassetes, disquetes, cartuchos e CD-ROM.
Um aspecto interessante é que mesmo fazendo jogos para plataformas antigas conseguem ganhar prémios em feiras de jogos. Foi o que aconteceu com Alien Holocaust II: Invasion Earth. Ganhou o prémio de Melhor Jogo Indie na feira brasileira BGS 2023.
Outro pormenor interessante é o cuidado que têm na concepção dos jogos e capas utilizando até formas inovadoras de apresentar os cartuchos e as cassetes. Ora isto leva-nos à empresa portuguesa que continua a produzir cassetes e outros suportes.
Edisco
A Edisco é uma empresa que está no mercado desde 1979. Isto faz dela a editora mais antiga do país ainda em funcionamento. São especialistas na duplicação de CD/DVD e na produção de CDs personalizados também para a área medica e cassetes áudio.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da Edisco.
Entretanto esta empresa abriu uma loja online que pode utilizar para comprar cassetes dos mais variados estilos. Chama-se Blanktape e está disponível aqui.
Isto é sem dúvida uma prova de que as cassetes estão vivas e de boa saúde. Com o passar do tempo é certo que esta febre do retro ainda irá aumentar, sobretudo porque é algo que está também a ser recebido pelas novas gerações.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!




