Como recuperar fotos excluídas de um cartão SD SanDisk?

Experimente numa sessão fotográfica uma Canon EOS R6 e um cartão SanDisk Extreme Pro de 128 GB. Normalmente, eu mantenho três cartões SD para backup. Naquele dia, fiz o mesmo, mas acho que houve uma falha técnica ou algum erro. Quando fui ver as fotos, descobri que pastas inteiras haviam desaparecido do meu cartão SD. Não sei se foi uma exclusão acidental ou uma falha técnica que removeu todos os meus arquivos. Sem pré-visualizações, apenas um espaço vazio onde deveria estar o trabalho de um dia inteiro. Senti-me vazio, e se já passou por isso, sabe exatamente o que quero dizer.

Fiquei tão em pânico que comecei a respirar pesadamente por algum tempo. Por um momento, pesquisei na Google para encontrar uma solução e a maioria dos guias me sugeriu parar de usar o cartão, então fiz o mesmo. Logo percebi que meus dados poderiam ser recuperáveis e fiquei aliviado. No entanto, cada gravação de dados diminui a chance de recuperação. Portanto, sem fazer mais experiências retirei o cartão do leitor de cartões e o coloquei em um envelope para evitar sobrescrever os arquivos recuperáveis.

Qual foi a minha abordagem para recuperar fotos do cartão SD SanDisk?

Comecei a pesquisar mais sobre quais são as maneiras práticas de recuperar minhas fotos do cartão SD SanDisk. E meu objetivo era claro: recuperar as imagens e aprender como evitar esse pesadelo da próxima vez.

Mas a recuperação não precisa ser complicada. Às vezes, verificações rápidas podem garantir uma recuperação eficaz das fotos sem a necessidade de métodos de recuperação especializados:

  • Se copiou os ficheiros para o seu computador, verifique a Lixeira no Windows ou a Lixeira no Mac.
  • Às vezes, as fotos excluídas podem estar lá. Verifique em qualquer serviço de nuvem que você usa, como Google Fotos, iCloud, Dropbox.
  • O backup automático também pode, às vezes, resgatar ficheiros que se esqueceu de sincronizar.
  • Os utilizadores de Mac podem pesquisar em unidades de backup externas ou backups do Time Machine. Encontrei dois ficheiros RAW numa pasta antiga que eu havia feito backup no mês passado.

Por que recuperar fotos do cartão SD SanDisk pode ser um desafio?

Uma coisa que percebi rapidamente é que recuperar fotos excluídas de um cartão SD SanDisk nem sempre é simples. Ao contrário dos ficheiros num computador, os cartões SD não têm uma lixeira integrada. Depois que as fotos são excluídas ou perdidas devido a uma falha, o cartão marca esse espaço como “livre”, o que significa que novos dados podem sobrescrevê-lo a qualquer momento. Corrupção, erros de formatação ou mesmo apenas retirar o cartão muito rapidamente podem tornar a recuperação mais difícil. E embora os cartões SanDisk sejam confiáveis, nenhum cartão de memória está imune a esses riscos.

Métodos de recuperação manual que realmente funcionam:

Se alguma vez tiver um problema com o seu cartão SD SanDisk e suas fotos desaparecerem, aqui estão algumas maneiras de recuperá-las:

Recupere da Lixeira ou da Reciclagem do seu computador

Se ligou o cartão SD ao seu desktop e excluiu a pasta de fotos, seu computador pode estar a manter esses ficheiros. No Windows, abra a Lixeira e classifique por data.

Da mesma forma, no Mac, você pode abrir a Lixeira e usar o Quick Look para visualizar as imagens.

Recuperar a partir de backups na nuvem

Se o seu telefone ou app de câmara estava configurada para fazer upload automaticamente, há uma boa hipótese de que as fotos tenham sido copiadas. Verifique o Google Fotos, o iCloud Fotos e quaisquer aplicações de backup que utiliza. Pode encontar um conjunto completo de ficheiros RAW num ficheiro do Google Fotos esquecido.

Recuperar a partir de um backup local

Executou o Time Machine ou outro serviço de backup? Ligue a unidade de backup e navegue pelas mensagens instantâneas. Restaurar a partir de um backup local é a maneira mais segura de recuperar ficheiros com qualidade total.

Experimente uma ferramenta de recuperação de fotos

Experimente um sistema de recuperação dedicado. Certas ferramentas conceituadas criadas para recuperação de fotos podem fazer uma análise profunda no cartão SD SanDisk em busca de ficheiros excluídos e listar o resultado para visualização. Fiz o mesmo para saber se realmente funcionam e o que é recuperável antes de comprar a ferramenta.

Usei o Stellar Photo Recovery durante minha recuperação e achei a ferramenta útil. O software foi projetado para funcionar com cartões de memória das principais marcas, incluindo SanDisk, e é compatível com câmeras e todos os tipos de cartões SD nos sistemas Windows e Mac. Essa compatibilidade foi útil para mim, pois meu fluxo de trabalho alterna entre um laptop Windows para backup e um Mac para edição.

Como foi a ferramenta Stellar Photo Recovery?

Antes de comprar oficialmente a ferramenta, pude visualizar os ficheiros antes da recuperação, o que economizou tempo e dor de cabeça. A app tem modos de análise rápida e profunda e me permitia pausar e retomar as análises, o que fazia sentido quando eu precisava de uma pausa. Também gostei do fato de ele lidar com muitos formatos de foto, incluindo ficheiros RAW populares usados pela Canon, Nikon, Sony e outros.

Baixei a versão de avaliação gratuita do software de recuperação de fotos Stellar disponível no site oficial, o que me permitiu digitalizar o cartão e visualizar as fotos recuperáveis. Selecionei os arquivos a serem recuperados e havia personalizações disponíveis para os formatos de arquivo que eu queria digitalizar especificamente.

Após a conclusão da digitalização, pude visualizá-los e, em seguida, selecionar os frames e exportá-los para uma unidade de armazenamento. Por fim, verifiquei se os ficheiros RAW recuperados abriam corretamente no Lightroom e no Photoshop, e eles abriram.

A razão pela qual escolhi essa ferramenta entre outras foi que muitas avaliações independentes destacam o amplo suporte a formatos do Stellar, além de ser super fácil de usar e oferecer compatibilidade com vários dispositivos de armazenamento, embora também indiquem que as digitalizações podem demorar em cartões grandes. No meu caso, a digitalização completa do software valeu a pena a espera.

Algumas dicas para evitar a perda de fotos no futuro:
  • Leve sempre dois cartões e troque por um novo no meio da sessão de fotos.
  • Faça backup diariamente para um SSD portátil. Após esse incidente, comecei a copiar ficheiros todas as noites para uma drive de 1 TB.
  • Ative o backup na nuvem sempre que possível, mas não confie nele como sua única cópia.

Conclusão:

Se estiver a enfrentar a mesma exclusão de ficheiros/pastas num cartão SD SanDisk, comece primeiro pela Lixeira, nuvem e backups locais. Se isso não funcionar, tente uma ferramenta de recuperação de fotos confiável que suporte cartões SD e formatos RAW e use a versão de avaliação para visualizar as fotos recuperáveis antes de confirmar. Para mim, uma combinação cuidadosa de backups e um aplicativo de recuperação salvou um dia de trabalho e ensinou-me hábitos melhores.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Miguel Sousa
Miguel Sousa
Sou o Miguel Sousa e escrevo sobre tudo o que me desperta curiosidade de tecnologia a pequenos mistérios do dia a dia. Gosto de transformar temas complicados em histórias que se leem como uma conversa entre amigos, mas que deixam sempre aquela sensação de “aprendi algo novo hoje”. Fora do ecrã, sou o tipo que se perde em viagens improvisadas e que maratona séries até às tantas, especialmente aquelas que me deixam a pensar dias depois.

Em destaque