Windows: sabe o que faz o comando ping e quando se deve utilizar?

O comando ping utiliza-se normalmente para resolver problemas de rede e avaliar o estado de uma ligação. Saiba como o comando ping funciona e como usá-lo no Windows.

O que faz o comando ping?

O comando ping é uma ferramenta de rede usada para testar a disponibilidade de um host, geralmente um servidor ou computador, localmente ou pela Internet.

Quando utiliza o comando ping, o seu dispositivo envia periodicamente pacotes de dados (também conhecidos como mensagens de pedido de eco) para o endereço IP (ou nome de domínio) especificado e aguarda uma resposta do servidor de cada vez. Se o seu dispositivo receber uma resposta, o servidor considera-se online. Se o servidor não responder, o sinal é considerado perdido, indicando um problema no servidor.

Para além de verificar se um anfitrião está acessível, o comando mantém o registo do tempo de ida e volta. Este é o tempo que uma mensagem leva para ir de um computador de origem para um servidor de destino e, em seguida, retornar à origem, juntamente com uma resposta do servidor de destino. Estes dados podem ajudá-lo a analisar a estabilidade da sua ligação a um servidor.

A sintaxe básica do comando ping é a seguinte:

ping <nome do destino>

O parâmetro <nome do alvo> especifica o nome do host ou o endereço IP do servidor de destino. Ele pode ser digitado como “dominio.pt” ou “8.8.8.8”. A execução do comando Ping com essa sintaxe faz o ping do servidor especificado apenas quatro vezes. Em seguida, o teste pára e compila os resultados para análise posterior.

Além desse parâmetro básico necessário para que o teste Ping seja executado corretamente, também é possível usar outros parâmetros listados no site da Microsoft para personalizar ainda mais o teste.

Como usar

Para executar o comando ping no Windows, siga os passos abaixo:

Assim pressione as teclas Win + R simultaneamente para abrir a caixa de diálogo Executar.
Digite “PowerShell” na caixa e clique no botão Abrir.

Digite o seguinte comando depois de inserir o endereço IP ou o nome de domínio do servidor que deseja executar o ping: Ping <nome do alvo>

Prima Enter e deixe o seu dispositivo fazer ping ao servidor quatro vezes. Em seguida, ele compilará os resultados.

Analisar os resultados

Os pacotes enviados (com um tamanho padrão de 32 bytes cada) indicam quantas mensagens se enviaram do dispositivo host para o servidor remoto. Quanto aos recebidos mostram o número de respostas recebidas do servidor para o dispositivo host. Os pacotes perdidos representam o número de sinais enviados do dispositivo anfitrião aos quais o servidor de destino não respondeu. Tempo refere-se ao tempo de ida e volta de cada ping.

O valor TTL (Time to Live) é o tempo de vida do pacote na rede que se descarta depois de um certo número de saltos através dos roteadores. Assim a referência comum é 64, mas o TTL pode ser maior se o pacote de dados se enviar através de uma rede complexa. No entanto, um valor drasticamente mais longo merece uma análise mais atenta para garantir que a rede está a funcionar corretamente.

Se o ping não passar corretamente no teste e vir um erro “request timed out”, isso indica um problema com a sua ligação à Internet.

Como é que se pára o comando ping?

Entretanto o comando ping suporta um parâmetro “/t” que especifica que ele deve continuar a enviar solicitações de eco para o servidor de destino até se interromper. Assim se utilizar este parâmetro ao executar o teste de ping, o dispositivo continua a enviar pings para o servidor especificado até que pare manualmente o teste. Para parar um teste de ping em curso, pode premir Ctrl + C ou premir Ctrl + Enter para parar e apresentar os dados.

LEAK TV

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também