Citroën AMI – Um conceito estranho, mas amigo do ambiente!

Com a eletrificação de quase tudo o que tem rodas, cada vez mais as cidades estão repletas de transportes apoiados pela sempre interessante eletricidade. Estamos a falar de trotinetes, bicicletas, motas, e agora, o Citroën AMI, um carro que não é bem um carro, também não é bem uma mota, e de certeza que não é uma bicicleta.

Dito tudo isto, o Citroën AMI é um pequeno carro que quer ir de encontro às reais necessidades dos condutores mais citadinos.

Portanto, os grandes objetivos deste novo conceito no mercado são as pequenas viagens, a preocupação em criar uma oferta mais amiga do ambiente, e claro a deslocação prática dentro dos centros urbanos.

citroen AMI

Dito isto, o Citroën AMI, que começa nos 7.350€, pode ser a solução ideal para muitos condutores!

Afinal, é um pequeno veículo que vem lutar por um nicho pouco lotado no mercado atual. É que isto não é bem um carro, visto que apenas precisa de ter mais de 16 anos, e carta de condução B1.

Mas vamos por partes.

Já tivemos o prazer de conduzir o Citroën AMI!

Tenho de dizer que este é mesmo um conceito fora do comum, e ao conduzir a experiência acompanha esta sensação. Assim, temos aqui um “carro” de 2 lugares, 100% elétrico com 6kW de potência, que o permite chegar até a uma velocidade máxima de 45km/h e manter uma autonomia de 75km, graças à sua bateria (utilizável para a condução) de 5.5 kWh.

Entretanto, a nível de carregamentos, vai dos 0-100% em 3 horas, com o cabo de carregamento a ser uma parte integrante do veículo. Poderá encontrar a ficha na porta do passageiro para ligar em tomada doméstica 220V.

citroen AMI

Ora bem, apesar dos números pequenos, onde temos de incluir o preço, a verdade é que é fácil acompanhar todo o ritmo da cidade, e nos semáforos isto é bem visível.

A experiência de condução é “crua” e até dá algum carácter de simplicidade ao AMI. Desta forma, temos aqui um transporte muito compacto, simples, relativamente confortável e muito personalizável. Aliás, pode escolher entre o AMI AMI, MY AMY e MY AMI POP, MY AMI VIBE e para as empresas o MY AMI CARGO.

Em todas as variantes, as especiações de performance são iguais, no entanto pode comprar AMI ao seu gosto. Ou então pode até comprar o Kit “faça você mesmo” e personalizar ao seu gosto.

Assim, ainda no interior, temos muito espaço com um olhar “vazio” mas útil. Temos com uma entrada USB para ligar o seu smartphone e até um espaço dedicado a uma mala de cabine. Poderá também instalar a aplicação Citroën e recolher todos os dados do carro no seu smartphone.

Quanto ao MY AMI CARGO!

Esta variante é uma aposta para as empresas de transporte de encomendas, que não necessitem de algo enorme. Afinal de contas, com a retirada de um banco, temos aqui até 400 litros de espaço útil.

Assim, ao todo, o Citroën AMI pesa apenas 471kg e ocupa em média apenas metade de um lugar de estacionamento comum. Temos assim, apenas 2.41m de comprimento, 1,39 m de largura e 1.52 m de altura, que aliados a um angulo de viragem de 7.20m, é um amigo perfeito para espaços super apertados.

Temos aqui uma oferta muito interessante, que vem apostar num conceito inovador e mais amigo do ambiente. No entanto, claro está, não é uma solução para todos.

citroen AMI

Além de tudo isto, temos de salientar que é um veículo com uma taxa de materiais recicláveis superior a 90%. Com o exterior do carro feito em plástico e a estrutura interior feita em aço.

Em suma, o Citroën AMI é uma alternativa viável face os transportes públicos, trotinetes e bicicletas, tudo isto num centro urbano. Ao mesmo tempo que garante mais conforto, independência, e claro mais segurança. O seu preço ronda a menos de metade de um “papa reformas” e a sua utilização 100% elétrica vai garantir muita poupança ao fim do mês.

Se ficou interessado em conhecer mais ou até comprar, basta clicar aqui.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais lidas

 
Share to...