Atualmente temos carros elétricos para todos os gostos e feitios. Embora nem todos sejam adeptos, especialmente por preocupações relacionadas com custos de bateria e autonomia, eles têm vingado no mercado. O Ami da Citroen é o exemplo de um veículo que tem ganho cada vez mais adeptos. Está disponível em algumas partes da Europa e parece que agora está também a caminho da China. Nem todos gostam do design, mas quem simpatiza rende-se rapidamente. Seja como for deve resultar no mercado chinês.
Citroen Ami: o elétrico que quer conquistar o mercado chinês!
Aliás no Weibo que é uma espécie de Twitter chinês, já foram publicadas várias fotografias deste veículo, inclusivé nas ruas de Wuhan. As rodas e o chassis têm uma pintura vermelha brilhante.
O Citroen Ami têm uma grande área de vidro transmissor de energia, bem como um tejadilho panorâmico para assegurar a entrada de sol. Esta veículo foi desenvolvido para duas pessoas, à semelhança dos Smart e o método de controlo é semelhante ao de um carro normal. Quero referir que esta aposta da Citroen não tem mal, mas existe espaço de armazenamento atrás dos assentos.
Em termos de energia, este veículo está equipado com um motor de 6Kw que se junta a uma bateria de 5.5kWh. Consegue atingir uma velocidade máxima de 45Km/h e tem uma autonomia de 70km. De facto, está pensado para distâncias curtas.
Tem um comprimento de apenas 2.4 metros e pesa 485kg.
Por todas estas características este veículo pode ser conduzido sem carta na Europa. Quem tiver mais de 14 anos pode andar com ele na França. Ou 15, caso esteja na Alemanha. Entretanto pode personalizar a cor do veículo.
A aposta da Citroen está equipada com um cabo de carregamento. Pode ligar a uma tomada de 220W. Leva cerca de três horas a carregar totalmente. Embora o possa carregar de forma mais caseira, é também compatível com as estações de carregamento na Rua.
O preço ronda os 6900 Euros.