Cinco razões para trocar os canais de TV pelo streaming

A TV tradicional continua a estar na preferência de muitos portugueses e até um pouco por todo o mundo. No entanto este um cenário que irá mudar com o passar do tempo e a verdade é que o Streaming vai ultrapassar a TV. Estas são as cinco razões para trocar canais de TV pelo streaming.

Cinco razões para trocar os canais de TV pelo streaming

Falta de conteúdo

Muitos canais da chamada TV Tradicional estão a transmitir muito poucas séries novas em 2023. Também retirou muitos programas mais antigos da sua programação, deixando menos opções para os telespetadores que querem ver episódios dos seus programas clássicos favoritos.

resident Evil, Cinco razões para trocar os canais de TV pelo streaming

Em contrapartida, os serviços de streaming como a Netflix não só estão a produzir novas séries de sucesso, como também a adquirir séries mais antigas e adoradas. Esta abordagem dupla oferece algo para toda a gente, pelo que a decisão de transmitir é óbvia.

Fadiga do espetador

As plataformas de streaming, como a Netflix, a Disney ou a Amazon, utilizam algoritmos inteligentes para saber o que gosta de ver e sugerem programas ou filmes semelhantes aos últimos que viu. É menos provável que se aborreça ou se canse de procurar algo para ver. É assim que combatem o cansaço dos espetadores. A maioria dos seus planos também não tem anúncios.

Por outro lado, a televisão por cabo é um terreno fértil para o cansaço do espetador. Os anúncios intermináveis fazem com que seja difícil entrar realmente num programa ou filme. E se não souber o que ver, vai dar por si a passar por vários canais, incapaz de encontrar algo que agarre e prenda a sua atenção. Já lhe aconteceu não foi?

Biblioteca de conteúdos diversificados

Para os fãs de géneros especializados, como dramas asiáticos ou anime, a televisão tradicional fica aquém das expectativas. O conteúdo ou não existe ou está tão enterrado que é impossível encontrá-lo.

TV tradicional

As plataformas de streaming oferecem uma biblioteca diversificada de conteúdos que satisfazem uma vasta gama de interesses, especialmente quando os comparamos com as escolhas genéricas disponíveis na televisão por cabo. Existe uma vasta gama de plataformas de streaming de nicho para gostos específicos; Arrow para filmes de culto, Mubi para cinema de arte e Crunchyroll para anime são óptimos exemplos. As principais plataformas de streaming também têm colecções bastante versáteis.

Qualidade ajustável

Uma vantagem frequentemente negligenciada das plataformas de streaming em relação à TV tradicional é a qualidade do próprio streaming. Os serviços de streaming modernos oferecem alta definição e até qualidade 4K para muitos dos seus títulos – especialmente importante para conteúdos com pormenores intrincados e elevado valor de produção.

TV tradicional

Serviços como o Netflix também oferecem a flexibilidade de ajustar as definições de qualidade do streaming para facilitar a velocidade da Internet, garantindo uma experiência de visualização sem problemas. Isto contrasta fortemente com a TV tradicional. Embora capaz de transmitir em alta definição, comprime frequentemente o sinal devido a limitações de largura de banda, especialmente durante as horas de maior audiência.

Horários rígidos

Ao contrário da televisão por cabo, que o prende a horários e locais de transmissão específicos, os serviços de streaming permitem-lhe ver o seu conteúdo preferido em qualquer altura e em qualquer lugar. Enquanto a TV tradicional permanece rígida e confinada, o streaming adapta-se ao seu estilo de vida, muitas vezes a um custo inferior, especialmente com planos apenas para telemóvel.

Onde a TV tradicional ainda ganha

Embora o panorama possa parecer difícil para a televisão tradicional, nem tudo é mau. As transmissões desportivas sazonais mantêm as pessoas ligadas aos canais. A informação também. O resto é basicamente streaming.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.