Chrome vai marcar sites HTTP como inseguros

Atualmente a grande maioria dos websites já disponibiliza uma ligação segura e encriptada (HTTPS). Talvez por esse motivo não seja de estranhar que a Google e mais concretamente o seu browser Chrome vão começar a classificar os sites HTTP (ou seja, que não utilizam uma ligação encriptada) como inseguros.

A estreia está marcada para julho, altura em que é lançada a versão 68 do Chrome. A partir dessa altura quando visitar um site HTTP, vai surgir um aviso a indicar que a página que está a visitar não é segura. Da mesma forma, um site HTTPS terá automaticamente o “rótulo” de seguro.

Esta medida vem no seguimento de outra que foi implementada em Janeiro deste ano e que alerta o utilizador quando numa página HTTP existe um formulário que requer a introdução de uma palavra-passe.

A Google afirma que 81 dos sites que se encontram no Top 100 utilizam HTTPS. Ao mesmo tempo esta empresa refere que 68% do tráfego no Windows e Android utiliza ligação segura.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

1 comentário em “Chrome vai marcar sites HTTP como inseguros”

  1. Acho isso um pouco estúpido… Existem simples sites ou blogs que não têm certificado, mas que são sites seguros na mesma! Muitos antivirus conseguem fazer esse rastreio (por ex.: Kaspersky) e indicar se um site é seguro ou não, mesmo sem que este tenha SSL.
    Para além de que há plataformas que não permitem a inclusão desse certificado no domino (por ex.: blogger) onde estão excelentes blogs de tecnologia, por exemplo, e são grandes sites na mesma!

Deixe um comentário