A maioria das pessoas tira screenshots com os smartphones. Sobretudo quando queremos partilhar uma imagem que vimos na Internet ou o título de uma notícia. No entanto se quisermos uma captura completa, ou seja, que inclua uma página inteira e não apenas o que aparece no ecrã, as coisas complicam-se. No Android 12 tudo vai ser mais simples. Isto porque esta versão introduz algo chamado screenshots deslizantes. O problema é que isto não funciona com todas as apps. Seja como for o Chrome não quer perder tempo e já se está a preparar para incluir esta novidade do Android 12.
Chrome já vai ter uma grande novidade do Android 12!
De facto, o esforço da Google para integrar esta novidade no Chrome já começou no ano passado. Neste momento até já é possível ativá-la no Chrome 92 através de uma flag. No entanto, não funciona muito bem. Se pressionarmos o botão de screenshot longo ele apenas captura o que está visível. Seja como for isto vai começar a funcionar em breve conforme descobriu o site XDA.
O sistema de screenshots é melhor
Até aqui a maioria das aplicações que disponibilizavam esta função de captura de ecrã deslizante basicamente capturavam várias imagens e juntavam tudo numa só. A abordagem do Android 12 é bem diferente. Assim é utilizado um componente que permite capturar tudo de imediato sem existir corte e costura. Ou seja, a captura de ecrã é bastante mais rápida. No entanto, sendo uma coisa nova é óbvio que não suporta todas as aplicações.
Seja como for a Google está a recomendar aos programadores que aproveitem ao máximo esta função.
Entretanto esta não é a grande novidade a chegar ao Chrome. É que o modo anónimo vai ficar muito mais poderoso.
O modo anónimo do Chrome é perfeito quando queremos manter algumas coisas privadas. Ou seja, quando desejamos que determinadas informações não fiquem armazenadas no browser.
No entanto, este modo, vai ficar muito mais poderoso!
Assim para tornar as janelas em modo anónimo ainda mais seguras o Chrome vai adicionar a opção de autenticação biométrica à app Android. No entanto ainda vai levar algum tempo até a utilizarmos.
Foi descoberta uma nova flag no Chrome Canary 94 que eventualmente ativa a opção que pede um Pin ou uma análise à impressão digital para aceder a algumas janelas onde já estivemos em modo anónimo. Esta opção está escondida dentro de permitir a reautenticação do dispositivo em modo anónimo. No entanto, a função propriamente dita, ainda não se ativa. Pelo menos no Android.
Já no Chrome para iOS conseguimos ver como tudo funciona.
Assim é possível ativar a flag e esta função. Quando isso acontece e queremos aceder aos separadores anteriores quando estivemos em modo anónimo é necessário recorrermos ao Face ID como refere o site Android Police.
Resta esperar que tudo isto chegue à versão final.