Chrome prepara mudanças na página dedicada às apps

O browser da Google é capaz de guardar sites quase como se fossem aplicações há vários anos. No entanto a página do Chrome dedicada às Apps não é atualizada ou melhorada há anos. Ainda assim, isto pode mudar em breve. Mas afinal que novidades estão a caminho? Uma coisa posso dizer. Não são mais do que mais uma tentativa de atrair utilizadores do Edge que tem vindo a ganhar muito terreno nos últimos tempos.

Chrome prepara mudanças na página dedicada às apps

Para começar o menu Apps no Chrome, acessível a partir da Barra de Marcadores ou a partir de chrome://apps, foi originalmente criado para organizar aplicações web e outras descarregadas a partir da Chrome Web Store. No entanto, algo se passou. Isto porque a  Google começou a eliminar gradualmente as aplicações da Chrome Web Store em 2020, e os atalhos de aplicações web são agora mais frequentemente abertos a partir da lista de aplicações do sistema. Mais concretamente através do Menu Iniciar no Windows ou da doca no macOS. Como resultado disto, a página apps não é atualizada há anos e tem um design desatualizado.

- Publicidade -

Chrome apps

Dito isto, a Google está agora a trabalhar em alterações ao menu de Apps do Chrome como revelou o site Chrome Story. Dito isto, a equipa de desenvolvimento pretende adicionar mais opções, incluindo a capacidade de alterar as permissões a que uma aplicação web pode aceder e abrir rapidamente as definições para uma determinada aplicação. Há também um design atualizado com ícones de aplicações arredondados e mais espaço entre elas.

A nova página de aplicações também melhora a gestão de vários dispositivos. É algo semelhante às recentes alterações ao nível de aplicações web feitas Microsoft Edge. Foi por esse motivo, aliás que eu disse que isto era uma tentativa do Chrome puxar utilizadores do browser da Microsoft.

A propósito disto o Chrome já sincroniza a lista de aplicações web instaladas, tal como o histórico e extensões.

No entanto chegam com um ícone monocromático quando não estão instaladas no computador atual. Agora ainda será fácil reinstalar um atalho de aplicações web e teremos uma opção no menu para desinstalar uma app em todos os dispositivos.

Ainda não há uma data de lançamento específica para o novo design. No entanto sabemos que estará disponível para teste através da flg “enable-desktop-pwas-app-home-page” no chrome://flags.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.