Quando tudo está bem, um automóvel é uma máquina que funciona sem problemas. Mas assim que começar a ouvir ruídos inesperados ou a sentir cheiros indesejados, deve prestar atenção. Na prática é o seu carro a enviar-lhe um aviso do que está para vir. Assim estes são os seis cheiros que não pode mesmo ignorar no seu carro!
Seis cheiros que não pode mesmo ignorar no seu carro!
Cheiro de óleo queimado
O cheiro de óleo queimado tem um cheiro de fábrica industrial e pode resultar numa série de riscos potenciais diferentes. Se estiver a sentir este cheiro dentro da cabina ou debaixo do capô do seu carro, isso significa provavelmente que há uma fuga de óleo de algo como o motor ou a direção assistida e que está a vazar para algo quente.
As fugas de óleo são más por duas razões principais. Por um lado, significa que o óleo, que é a força vital do seu automóvel, não está onde é suposto estar e não está a mantê-lo lubrificado, evitando que se danifique. Para além disso o facto de estar noutro lado pode causar um incêndio.
Cheiro de borracha queimada
Pode sentir este cheiro quando há problemas com as pinças de travão. As pinças de travão são um mecanismo de aperto hidráulico que pressiona as pastilhas de travão contra os rotores para abrandar o carro quando carrega no pedal do travão. Por isso, quando estão a falhar, podem bloquear, o que, por sua vez, pode bloquear a roda e fazer com que o pneu se agarre ao asfalto por não estar a rodar corretamente.
Cheiro doce
Uma queixa comum é um cheiro a xarope quente que sentem nas saídas de ar ou fora do carro. Geralmente significa que o líquido de refrigeração – que mantém o carro a funcionar a temperaturas ideais – está a verter e a entrar em contacto com algo quente. O líquido de refrigeração não é inflamável, pelo que não existe o risco de incêndio, mas terá uma fatura dispendiosa quanto mais adiar esta reparação.
Cheiro de plástico queimado
Um cheiro a plástico a arder pode significar simplesmente que passou por cima de um saco de plástico e este ficou preso no escape. No entanto também pode significar que um cabo ou um fio se soltou e está a tocar no escape. Não deve negligenciar um problema elétrico, e é por isso que deve levar o carro o mais rapidamente possível para inspeção, por precaução.
Cheiro de mofo
Se sentir um odor a mofo no seu carro, o mais provável é que este provenha do seu filtro de habitáculo devido a bolor na caixa do ar condicionado por baixo do painel de instrumentos. Muitas pessoas nem sequer sabem que têm filtros de habitáculo. E, por isso, tendem a não fazer nada em relação a eles até que o carro fique realmente malcheiroso.
Filtro de ar do habitáculo é o seu antivírus pessoal! Verifique já
Cheiro de ovo podre
Se sentir este odor a enxofre no seu escape, é sinal de que tem um catalisador estragado ou envelhecido. Este cheiro é normalmente acompanhado por outros sinais de alarme, como uma luz de “verificação do motor” ou uma aceleração mais brusca. Entretanto também pode significar que o seu catalisador acabou de ser roubado, algo muito comum em Portugal.