Chá ou Café: afinal o que é melhor para a sua saúde?

É uma questão que várias vezes as pessoas colocam. Chá ou café, o que é mais saudável? Na verdade, a resposta não é assim tão clara, mas isso não é mau. Porque ambas as bebidas oferecem benefícios únicos que podem apoiar um estilo de vida saudável, dependendo das suas necessidades e gostos.

Chá ou Café: afinal o que é melhor para a sua saúde?

Quando se trata de chá vs. café, a bebida “mais saudável” acaba por se resumir às suas preferências pessoais e necessidades dietéticas. Ambos são excelentes fontes de antioxidantes, mas o seu valor nutricional pode variar consoante a forma como os prepara.

Os amantes do café podem ficar satisfeitos por saber que estudos demonstraram que o consumo de café pode reduzir o risco de certas doenças e condições. Por outro lado, os chás ricos em antioxidantes também proporcionam muitos benefícios para a saúde.

Para determinar qual a bebida mais saudável para si, tenha em conta as suas necessidades e objetivos nutricionais. Por exemplo, se está a tentar reduzir a ingestão de açúcar, optar pela opção de que gosta mais quando não tem adoçantes adicionados é uma excelente abordagem.

O problema é que adicionar natas ou açúcar a qualquer uma das bebidas pode afetar os seus benefícios para a saúde. Lembre-se: é o chá e o café que contêm os antioxidantes, não as natas e o açúcar.

Também deve ter em conta a sua ingestão de cafeína. O café tende a conter mais cafeína, o que pode aumentar o estado de alerta mental e a energia. Isto mais do que o chá. No entanto, demasiada cafeína pode levar a uma falta de sono ou a sentimentos de nervosismo. Nesse caso, pode querer optar pelo chá.

Portanto, quando se trata de saber se o chá ou o café é mais saudável, a boa notícia é que ambos podem ser. Em última análise, a sua bebida é uma preferência pessoal.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também