Terça-feira, Agosto 19, 2025

Quantos metros de fita tem uma cassete de antigamente?

Provavelmente nem sabe o que é isto. Mas, antes do streaming, dos smartphones, etc… Existiam cassetes. Ainda tenho algumas em casa, algumas com albuns icónicos, ou apenas aquelas velhas Mix-Tape que se faziam com as músicas favoritas. Algo que agora faz muito facilmente com uma simples Playlist.

Ainda tem alguma em casa? Tem noção do tamanho da fita?

Quantos metros de fita tem uma cassete de antigamente?

Portanto, a clássica cassete C60, rainha de muitas estantes nos anos 80 e 90, tinha cerca de 85 metros de fita magnética no seu interior (281 pés, para os mais anglófilos). Isto chegava para gravar 30 minutos de cada lado, à velocidade padrão de 4.76 cm por segundo.

A fita, com 3.81 mm de largura e cerca de 16 micrómetros de espessura, conseguia um equilíbrio entre qualidade de som e durabilidade. Algumas marcas, como a Maxell, até puxavam um bocadinho mais, chegando aos 90 metros para dar uns minutos extra, mas nada que mudasse a experiência normal de utilização.

60 minutos é pouco?

Se quiséssemos mais tempo, havia as C90, com 45 minutos por lado, que usavam uma fita mais fina (10-11 µm) para caberem 130 metros dentro da mesma caixa. O problema? A durabilidade caía. Isto porque a fita esticava-se mais facilmente e apareciam os famosos ecos “fantasma” (print-through), onde sons gravados numa camada passavam para outra.

- Advertisement -

Além destas, existiam também as C180, que foram o exagero máximo. 90 minutos por lado. Mas lá está… Problemas! Eram tão finas e frágeis que partiam ou emaranhavam-se com facilidade, tornando-se quase impraticáveis para uso diário.

Em suma, a C60 era o ponto de equilíbrio perfeito: robusta, com boa qualidade de som e duração suficiente para um álbum inteiro por lado… ou uma boa mixtape para impressionar alguém.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também