Casio G-Shock GST-B500: Um Relógio Conectado!?

(Análise) Casio G-Shock GST-B500: Hoje em dia, é fácil perceber que o nível de popularidade do smartwatch mudou, e não foi pouco. Estamos a falar de um utensílio que antigamente era tratado como redundante, lento, ou em alguns casos até feio, mas que agora, é algo quase essencial para a vida de muitos consumidores, desde os mais exigentes, até aos mais casuais.

É cada vez mais normal, nos tempos que correm, ver pessoas na rua com relógios cheios de tecnologia nos seus pulsos, começando nos mais simples e mais amigos da carteira, como é a Mi Band, e claro, chegando aos relógios inteligentes mais a sério (e mais caros), como é o caso do Apple Watch, do Galaxy Watch, ou das ofertas mais apetrechadas da Huawei e da Xiaomi.

Pois bem, isto significa que o relógio convencional passou à história? Nem por sombras!

Existe espaço para tudo no mundo dos relógios, especialmente agora que vemos algumas marcas de referência a fazer algumas alterações a gamas extremamente populares, como é o caso da Casio com os seus muito populares relógios G-Shock.

Vamos por partes?

(Análise) Casio G-Shock GST-B500: Um Smartwatch, ou um Relógio Conectado!?

casio, g-shock

Portanto, antes de mais nada, temos de falar um pouco dos relógios G-Shock da gigante Casio, uma gama histórica no mundo dos relógios, que sempre apostou na resistência e resiliência, e que por isso mesmo, continua a contar com uma excelente base de fãs, sempre devotos ao que a Casio vai fazendo.

Afinal, num mundo em que um relógio bonito, e bom, custa quase sempre os olhos da cara, a Casio tenta sempre conciliar estilo, e qualidade de construção, num produto a um preço “justo”.

É uma fabricante com muita atenção no campo do preço, visto que existem relógios Casio G-Shock para quase todos os gostos, e para todas as carteiras. Aliás, até já existem alguns modelos com potencialidades baseadas na conectividade Bluetooth.

Sim, leu bem, já existem relógios aparentemente clássicos, com alguns toques de esperteza em cima (Smart).

Dito tudo isto, vamos olhar um pouco para o GST-B500? Um dos mais recentes G-Shock lançados no mercado?

casio, g-shock

Como disse em cima, o catálogo G-Shock é incrível, com alternativas para todos os gostos e feitios, desde o mais simples G-Shock de plástico com ecrã digital, até aos mais robustos e bonitos G-Steels, como é o caso deste GST-B500.

Um relógio que de forma extremamente curiosa, vai ao passado, mas também tenta tocar no presente!

Bem, podemos dizer que este novo G-Shock de metal representa uma união das vantagens do clássico, com o inovador. Ao apresentar um produto cheio de estilo, a fazer os bons velhos tempos do mundo dos relógios tradicionais, agora com algumas funcionalidades Smart à mistura.

Mas calma! Um Relógio conectado é diferente de um smartwatch!

De forma muito resumida, não temos acesso às notificações do nosso smartphone, não podemos receber ou fazer chamadas, nem sequer temos acesso aos passos que fizemos durante o nosso dia, ou ao número de calorias gastas. Essas coisas não entram aqui.

Não porque a Casio não consegue, mas sim porque a Casio não quer. Este é um produto especial, que fica num meio termo entre o mercado de relógio convencional, e o mais avançado e tecnológico mundo dos smartwatches.

Assim, em vez de um relógio munido de tecnologia até à ponta dos cabelos, encontramos um menino de metal com as dimensões de 46.4 x 48.9 x 12.8mm, um peso de 143g, naquilo que é um relógio conectado extremamente bem construído, e que provavelmente vai durar muitos e bons anos no nosso pulso.

Que funcionalidades temos afinal?

Temos o que é normal na gama G-Shock, como é o calendário automático, cronómetro, temporizador, alarme, etc… Ah, e temos energia solar! Algo que parece pouco importante, mas que nos é capaz de salvar da sempre chata troca de pilhas. Além disto, se é um amante da tecnologia e das funcionalidades smart, temos ainda a salientar o suporte a uma nova aplicação.

Sim, temos uma nova aplicação denominada de Casio Watches, onde podemos ter acesso a todo o poderio ‘smart’ do relógio, ao mesmo tempo que molhamos a ponta do pé no ecossistema de produtos Casio. Como pode ver nas imagens em baixo.

Em suma, como já deve ter percebido, apesar de algumas novidades inteligentes, este relógio é sobretudo um aparelho ‘conectado’ e não um smartwatch. É preciso ter atenção à diferença.

Se isso é mau? Não! São gamas de produtos diferentes, pensadas para consumidores também eles diferentes. Por vezes, um relógio tem de ser apenas isso… Um relógio!

Conclusão

A minha opinião é interessante, porque há muito tempo que não usava um relógio dito ‘normal’ no meu pulso.

No meu dia-a-dia, ando sempre a testar novos relógios inteligentes, e como relógio pessoal, até comprei um Galaxy Watch 4 Classic, o que acaba por ser realmente muito curioso, visto que nessa minha escolha, fui atrás de um aspeto mais clássico, e não de algo super high-tech.

Muito provavelmente é por isso que achei toda a experiência com este G-Shock uma autêntica lufada de ar fresco!

Consegue imaginar não estar sempre a ser incomodado com notificações, ou avisos de estar demasiado parado, ou demasiado ativo? Ou de não me obrigar a dormir com o relógio para medir a qualidade do sono… Epá… e o facto de não ser obrigado a carregar o relógio todos os dias!? Simplesmente brutal!

Infelizmente, este relógio não é barato, mas tendo em conta toda a qualidade, e design robusto mas sempre aliciante, fiquei rendido. Encostei o meu relógio inteligente, e agora, ando sempre mais clássico!

Ademais, o que achou do Casio G-Shock GST-B500? Interessante? Prefere algo mais smart, ou isto já seria mais do que suficiente?

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados