Quarta-feira, Julho 16, 2025

Usa o cartão Multibanco todos os dias? Então muito cuidado!

É automático: vai ao supermercado, encosta o cartão Multibanco, ouve o bip e segue caminho. Mas esse hábito tão simples e rotineiro pode estar a abrir a porta a enganos ou até fraudes sem que se aperceba. A verdade é que o cartão Multibanco se tornou o método de pagamento preferido dos portugueses. Prático, rápido e sem complicações. Mas a confiança excessiva tem um preço. E milhares de consumidores cometem os mesmos erros todos os dias, colocando em risco o seu dinheiro. Assim se usa o cartão Multibanco todos os dias tenha cuidado.

Usa o cartão Multibanco todos os dias? Então muito cuidado!

O erro mais comum? Não confirmar o valor no terminal

Com os pagamentos contactless, muita gente nem chega a olhar para o ecrã. Encosta o cartão sem confirmar o valor. Isso pode parecer inofensivo… até ao dia em que algo corre mal.

Basta um engano do funcionário ou um toque num número errado para ser cobrado um valor superior e se não estiver atento, só vai reparar quando for tarde demais.

multibanco

“Quer o talão?” a pergunta que nunca deve ignorar

Muitos recusam o talão por hábito ou por “ajudar o ambiente”. Mas este pequeno papel pode ser a sua única prova de que o valor debitado foi o correto. Sem ele, é mais difícil contestar erros ou esclarecer discrepâncias.

Se quer poupar papel, pergunte se o estabelecimento envia o talão por email ou SMS. Mas não saia da loja sem um registo da transação.

Dicas simples para evitar surpresas com o cartão Multibanco

1. Confirme sempre o valor antes de aproximar o cartão.

Mesmo em locais de confiança, mantenha o olhar no terminal. Erros acontecem e há quem abuse da distração.

2. Guarde os comprovativos.

Papel ou digital, o importante é ter registo. Se algo correr mal, terá uma forma de provar o que realmente pagou.

multibanco
Terminal multibanco antigo do comércio em Portugal

3. Consulte os movimentos da conta com frequência.

Use a app do banco ou o homebanking para verificar os débitos. Quanto mais cedo detetar uma cobrança errada, mais fácil será resolver.

4. Desconfie de máquinas danificadas ou pouco visíveis.

Evite pagar com o cartão se o terminal estiver escondido, partido ou longe da sua vista.

A tecnologia facilita… mas exige atenção

O Multibanco é uma das ferramentas mais seguras que temos mas só se for usada com atenção. A confiança cega nos métodos contactless e a pressa no momento de pagar são os maiores aliados dos enganos e fraudes.

Entretanto não é preciso viver com medo. Basta mudar um pequeno hábito: olhar para o terminal antes de encostar o cartão. Isso pode fazer toda a diferença.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também