Carros elétricos são mais caros, e vão continuar a ser!

Está a ver todas aquela premissa de que a tecnologia que serve de base ao automóvel elétrico vai ficar mais barata ao longo dos anos, à medida que as fabricantes apostam cada vez mais na produção em massa?

Bem, o CEO da Mercedes acabou de matar uns quantos sonhos, ao afirmar que os custos de produção de um carro elétrico são mais elevados, e é realmente muito provável que continuem a ser mais elevados no futuro.

Claro que isto não significa que não existam planos para carros elétricos acessíveis. Aliás, tanto a Volvo como o grupo VW já prometeram carros elétricos compactos a 25 mil euros num futuro muito próximo.

Mas, em termos de preço, a coisa não vai ser igual ao mercado a combustão, e é preciso ter perfeita noção disso.

Carros elétricos são mais caros, e vão continuar a ser!

Portanto, como deve imaginar, apesar da atual revolução elétrica, a realidade é que o “Carro Elétrico” é ainda um conceito recente no mercado. Especialmente quando se fala da sua produção em volumes considerados ‘produção em massa’. Afinal, apesar de todo o esforço das fabricantes, até há bem pouco tempo, a prioridade esteve nos motores a combustão, e não em veículos movidos através de motores elétricos alimentados por enormes baterias.

Dito isto, quando começa a procurar no mercado carros elétricos novos, ou até usados, já deve ter percebido que o preço é quase sempre significativamente superior ao modelo equivalente a combustão. Porquê? As fabricantes apontam para os custos de produção e de desenvolvimento de plataformas. O que é “ok”. Porque ao mesmo tempo sempre disseram que era uma questão de tempo até que a coisa tivesse melhorias significativas.

É aqui que tudo fica interessante. Porque aconteceu algo que até aqui ainda não tinha acontecido. Estamos a falar de alguém com poder dentro da indústria a dizer que esta diferença de preço nunca vai desaparecer.

Ou seja, alguém a dizer que esta diferença de preço é na realidade um encarecimento geral do mundo automóvel, visto que estamos apenas a alguns anos do desaparecimento dos modelos a combustão.

A produção em massa, segundo o CEO da Mercedes, não vai mudar absolutamente nada. Esta diferença de preço veio para ficar. Porquê?

Segundo Ola Kaellenius, CEO da Mercedes, os preços atuais devem-se essencialmente a três fatores importantes. O Preço das matérias-primas em primeiro lugar. Visto que é um mercado instável, onde a China reina com um autêntico monopólio. Posteriormente temos o desenvolvimento de software, e por fim, temos também o preço da própria eletricidade, que tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Porém, segundo a mesma personalidade, o aumento de custo dos EVs para as marcas não será proporcional para os consumidores. Ou seja, o custo dos elétricos não vai cair, mas mesmo que aumente muito, o condutor não pagará de forma proporcional esse aumento. É no fundo, uma nova realidade.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados