Carro por Subscrição! É diferente de Leasing ou Renting?

Sabia que em Portugal vamos dar as boas vindas ao serviço de subscrição automóvel já em 2023? Algo muito parecido a um leasing ou renting, mas com moldes um pouco diferentes, e por isso mesmo, bastante interessantes para um mundo completamente novo, e uma utilização bem diferente do habitual. Quer ficar a saber mais? Leia as próximas linhas.

Carro por Subscrição! É diferente de Leasing ou Renting?

Bem, indo por partes, vamos explicar primeiro o que é um leasing, e claro, o que é um renting automóvel.

O que é um Leasing? 

Tal como a compra, é uma forma de aquisição de um veículo automóvel, incluindo apenas o financiamento, isto é, o valor da compra do carro. Contudo, ao contrário do renting, não inclui qualquer serviço associado. Ou seja, o condutor terá de liquidar a mensalidade, e efetuar, do seu bolso, todas as manutenções recomendadas e ou obrigatórios. (Avarias, óleo, filtros, pneus, etc…). Aqui, também terá de pagar o IUC e e fazer as inspeções periódicas.

Entretanto, no final do contrato, se quiser, pode ficar com o carro, através do pagamento do valor residual do veículo. Caso contrário, o automóvel é devolvido à financeira.

O que é um Renting?

O Renting, ou AOV (Aluguer Operacional de Longa Duração) é uma solução que permite usufruir de um veículo mediante o pagamento de uma renda mensal fixa. É um pacote “tudo em um”, porque todos os custos associados à utilização estão incluídos no serviço, como é o caso do seguro, da manutenção, das avarias, etc…. O mínimo de tempo de um contrato é de 12 meses, mas normalmente chegam aos 48 meses. Também poderá existir um limite de quilómetros.

Então… e o que é um automóvel por subscrição?

Model S Plaid, Tesla aumentou

Uma subscrição é um molde em que o consumidor paga por um produto, ou um serviço, à medida que os utiliza. Portanto, podemos comparar esta “novidade” aos já tão populares serviços de subscrição às plataformas de streaming multimédia, como é o Spotify ou a Netflix.

Como é que isto se traduz para o mundo automóvel?

Pois bem, antigamente, para ter um carro, comprava, fazia leasing, ou fazia renting. Agora, com a subscrição, pode ter acesso a uma frota inteira de veículos automóveis, por uma taxa de subscrição mensal.

Na prática, inicialmente, a Lunk&Co (que vai ser a primeira em Portugal a oferecer este serviço), vai permitir o acesso a um automóvel a partir dos 500€ mensais, com tudo incluído. Este pacote terá um limite mensal de 1250 quilómetros, com um custo adicional de 15 cêntimos por quilómetro percorrido, mas calma, se não utilizar todos os quilómetros num dado mês, passam para o próximo, e por aí adiante.

Qual é a vantagem? 

É muito simples! Não fica “preso” a um único automóvel, visto que pode entrar e sair da subscrição todos os meses, ou na verdade, quando bem entender. Imagine… Subscreve um Fiat 500 num mês, mas não gosta da experiência por ser um carro pequeno, no mês seguinte pode fazer uma nova subscrição e assim passar para um VW Golf, ou um se quiser algo maior, um Volvo C40.

Além disto, se porventura achar que não utilizar tanto o seu automóvel, pode emprestá-lo a outros membros, recebendo uma espécie de mini renda por esse tempo, o que claro está, acaba refletido na sua própria subscrição.

Resumindo e concluindo!

Em suma, pode trocar de carro todos os meses, mudando o seu pacote de subscrição! Assim, se for de viagem, pode optar por um carro maior. Se quiser fazer um circuito mais citadino, pode optar por um carro mais pequeno. Se tiver um casamento ou batizado, pode optar por um carro mais premium, ou claro, se tiver um mês mais complicado, pode optar por um carro mais amigo da carteira. É um agilizar de todo o processo daquilo que é ter, e manter, um automóvel.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Microsoft quer revolucionar atualizações do Windows 11!

Pode parecer uma notícia curiosa após todas as piadas e "memes" que tivemos a oportunidade ver na Internet nas últimas horas, mas a realidade...

Xiaomi tem um smartphone pronto a dar pesadelos à Samsung!

Vamos ser mesmo muito honestos... Apesar do facto de a Samsung dominar o mundo dos dobráveis, esta está muito longe de oferecer o melhor...

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados