Esta falha comum pode reduzir a capacidade dos travões!

É preciso muito cuidado quando anda na estrada e não estamos apenas a falar da condução. Assim tem de se certificar que não haja qualquer problema que possa estar a afetar o seu veículo e a deixar a sua vida em perigo. É por esse motivo que tem de dar atenção a esta falha comum que pode reduzir a capacidade dos travões do seu carro.

Esta falha comum pode reduzir a capacidade dos travões!

As pinças de travão por vezes podem prender e é muito importante perceber-se isto. A forma mais fácil de se dar conta disto é quando levantam o carro numa oficina. Levanta-se o veículo e com todos os travões soltos, veja com que facilidade consegue rodar uma determinada roda. Compare-a com o outro lado [do carro] para lhe dar um ponto de referência. Obviamente, isso não o vai ajudar se ambas as pinças estiverem presas. Mas se só tiver um problema numa delas, é provável que isso lhe dê a resposta de que precisa.

- Advertisement -

Normalmente, os carros que têm uma pinça de travão encravada são mais lentos do que o normal durante a condução. Para além disso puxam para um lado quando o volante está direito.

A condução de um automóvel com uma pinça avariada pode desgastar outros componentes dos travões a um ritmo muito mais rápido.

Pode também potencialmente, provocar um incêndio.

Embora a substituição de uma pinça de travão se deva efetuar por um mecânico qualificado, os condutores podem identificar o problema levantando cuidadosamente o seu veículo e rodando manualmente a roda para ver quanta força é necessária. No entanto, uma vez que os travões têm de ser totalmente libertados para verificar se as pinças de travão estão presas, é preciso muito cuidado com isto.

desgaste das pastilhas, pastilhas de travão dianteiras, pastilhas de travão dianteiras

Entretanto e por falar em travões os condutores devem também evitar conduzir um veículo com pastilhas de travão gastas. Assim podem aumentar consideravelmente as distâncias de paragem, colocando o condutor e os ocupantes em maior risco de colisão.

Na maioria dos casos, os condutores podem saber se as pastilhas de travão do seu veículo estão gastas verificando a sua espessura, sendo que muitos especialistas sugerem que devem ser substituídas quando atingem 3 mm.

No entanto, as pastilhas de travão particularmente gastas podem também fazer ruídos de guincho ou de moagem durante a utilização. Isto pode ser um sinal de que se deve substituir imediatamente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.