Samsung Galaxy: calibrar a bateria faz com que ela dure mais?

Ninguém gosta de ter um smartphone com a bateria a degradar-se. É um dos maiores problemas das baterias de lítio, especialmente nos smartphones. Após cerca de um ano de utilização, começa-se a notar que a bateria não está a ficar carregada tanto tempo como antes e, na maioria dos casos, as pessoas procuram qualquer truque para maximizar a vida útil da bateria. Agora, um utilizador do TikTok pensa que decifrou o código para os dispositivos Samsung. Mas será que ele conseguiu e este truque de calibrar a bateria faz com que ela dure mais?

Este truque do TikTok faz a bateria do seu Samsung durar mais?

De acordo com o Prince Tech Official, um truque simples para melhorar a vida útil da bateria do seu Samsung é redefinir uma configuração chamada “Batterystats” num dos menus avançados do dispositivo. Para o fazer, navegue até à aplicação de telefone do seu Samsung e marque *#9900# em vez de um número de telefone normal. Isto abre o menu SysDump, onde encontrará a opção para repor o Batterystats.

calibrar a bateria

Infelizmente, este processo não é um código mágico que melhora instantaneamente a vida útil da bateria. De facto, não irá melhorar em nada a duração da bateria. Tudo o que o botão de reinicialização do Batterystats faz é recalibrar a bateria do seu telefone Samsung. Isto deve ser feito a cada poucos meses simplesmente para manter uma bateria saudável. No entanto, não irá notar que a sua bateria dura mais tempo por causa disso.

Recalibrar a bateria torna-a mais precisa

A degradação da bateria é um problema com que todos lidamos. Entretanto o Android tem em conta em todos os seus dispositivos que são utilizados para uma grande variedade de aplicações. Embora não exista um código “secreto” que melhore instantaneamente a vida útil da bateria, notará os benefícios de recalibrar ocasionalmente a bateria do seu dispositivo, repondo o Batterystats.

- Advertisement -
S23 vs S24
S24 Ultra ao lado de um S23 Ultra. A diferença está na curvatura!

Os smartphones modernos funcionam com baterias adaptáveis que acompanham e medem a sua utilização ao longo do tempo, calibrando-se para se manterem precisas. Entretanto quando liga um telemóvel pela primeira vez, este calibra a bateria para mostrar ao utilizador a percentagem de carga com precisão. No entanto, à medida que o dispositivo envelhece e a bateria é carregada centenas de vezes. Como tal a calibragem do telemóvel pode tornar-se menos precisa, resultando em percentagens de bateria incorrectas. Por exemplo, alguém com um dispositivo mais antigo pode reparar que o telemóvel morre aos 5% em vez de 1%. Trata-se de um problema irritante que resulta de uma calibragem incorrecta e não da degradação da bateria.

Redefinir o Batterystats, como este utilizador do TikTok sugere, corrige esse problema eliminando os dados antigos da bateria armazenados no smartphone. Uma vez concluído, o seu Android morrerá tão rapidamente como antes. Mas pelo menos agora a percentagem de bateria surge com exatidão. A degradação da bateria é um problema físico com a bateria física. Assim não se pode resolver com uma redefinição de software como a recalibração.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.