Cabos roubados? Finalmente foram substituídos!

No dia 2 de Outubro escrevi um artigo a dizer que nem Salvaterra de Magos se conseguiu safar da onda de roubou que anda a assolar os carregadores rápidos de carros elétricos em Portugal. Os dois carregados rápidos foram vandalizados, e todos os cabos foram removidos.

Hoje, finalmente, um dos carregadores levou cabos novos. Ainda não está online, mas pelo menos já existe luz ao fundo do túnel.

Cabos roubados? Finalmente foram substituídos!

Quando a estação de serviço da Tesla em Fátima foi vandalizada, e levaram todos os cabos, não demorou muito até que a equipa de manutenção fizesse das suas para meter a estação novamente online. Mas, na rede pública “normal”, as coisas não funcionam de igual forma. Especialmente nas “terrinhas” como é o caso de Salvaterra.

O carregador de 150kW da BP esteve offline perto de 2 meses, e de facto, o outro carregador (50kW do LIDL) continua offline sem previsão para voltar ao serviço.

Aqui temos de dizer que… 2 meses não é pouco tempo! Especialmente quando a razia de carregadores roubados não foi apenas aqui, foi também nas localidades ao lado. Quem quisesse carregar o seu carro na rede pública, teve de fazer contas à vida, e não foi daquelas que aprende no primeiro ano da primária.

Cabos novos… e muito mais protegidos!

Como dissemos há alguns dias atrás, os carregadores rápidos estão agora a ser protegidos de uma forma… Bem… Diferente.

Algo normal, porque no ferro-velho valem algumas centenas de euros, mas para quem os compra valem milhares. Por isso, agora temos cabos munidos com GPS, câmaras de vigilância, entre outras coisas. Os novos cabos da BP não são exceção. Parecem ter mais resistência a corte, e têm também uma nova câmara apontada para que a situação não se repita.

Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também