Quarta-feira, Junho 25, 2025

Cabos de bateria a deitar fumo? Eis o que pode estar a correr mal

Ter um par de cabos de bateria no carro é essencial especialmente em situações de emergência. São a forma mais simples e eficaz de dar vida a um carro com a bateria descarregada, bastando ligá-lo a outro veículo com uma bateria funcional. No entanto, apesar de parecer um processo simples, há situações em que os cabos de bateria aquecem e ficam a deitar fumo. Trata-se de algo que não deve ser ignorado.

Porque é que os cabos aquecem ou fumegam?

O sobreaquecimento dos cabos de bateria pode ter várias causas, e algumas delas são perigosas:

Ligação com polaridade invertida: é o erro mais comum e grave. Se ligar o cabo positivo ao terminal negativo (e vice-versa), está a provocar um curto-circuito direto. Isso pode não só derreter os cabos, como também provocar uma explosão da bateria.

Cabo de espessura incorreta (bitola): se usar um cabo muito fino, ele não conseguirá suportar a corrente elétrica necessária, aumentando a resistência e, consequentemente, a temperatura.

Falhas elétricas no carro descarregado: se houver um problema nos componentes elétricos do carro a ser auxiliado, pode haver um consumo excessivo de corrente, o que também sobrecarrega os cabos.

Cabos danificados: corrosão, fissuras, cortes ou isolamento degradado podem originar curtos-circuitos internos, provocando fumo, calor excessivo ou até fogo.

os problemas mais comuns depois da substituição da bateria

Os riscos de uma má ligação

Ligar mal os cabos pode causar danos sérios, como:

  • Curto-circuitos perigosos,
  • Cabos derretidos ou incendiados,
  • Danos no alternador, fusíveis, relés ou até na unidade de controlo eletrónico (ECU) do carro
  • Explosão da bateria.

Por isso, é fundamental garantir que sabe o que está a fazer antes de usar os cabos ou pedir ajuda a quem saiba.

automóvel atinge os 100 mil kms, barulhos do carro, a avariar, centralina do carro a falhar

Como escolher os cabos de bateria certos

Nem todos os cabos são iguais. Ao comprar um conjunto de cabos, tenha em atenção os seguintes pontos:

  • Espessura (bitola): quanto mais grosso o cabo, mais corrente aguenta. Para carros pequenos, bitola 4 a 6 é suficiente. Para SUVs ou carrinhas, prefira bitola 2 ou 3.
  • Comprimento: quanto maior o comprimento, mais fácil será conectar dois carros, mesmo que não estejam muito próximos. Um mínimo de 3 metros é recomendado.
  • Isolamento de qualidade: proteção contra o calor, desgaste e mau tempo.
  • Tamanho das garras: as pinças devem agarrar bem os terminais da bateria, de forma firme e segura.
  • Proteções extra: se possível, escolha cabos com proteção contra picos de tensão ou proteção contra polaridade inversa. São ideais para evitar erros perigosos durante o uso.

Usar cabos de bateria pode parecer simples, mas um erro pequeno pode ter consequências sérias. Escolher um bom par de cabos e saber usá-los corretamente pode salvar-lhe o dia.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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