Ter um par de cabos de bateria no carro é essencial especialmente em situações de emergência. São a forma mais simples e eficaz de dar vida a um carro com a bateria descarregada, bastando ligá-lo a outro veículo com uma bateria funcional. No entanto, apesar de parecer um processo simples, há situações em que os cabos de bateria aquecem e ficam a deitar fumo. Trata-se de algo que não deve ser ignorado.
Porque é que os cabos aquecem ou fumegam?
O sobreaquecimento dos cabos de bateria pode ter várias causas, e algumas delas são perigosas:
Ligação com polaridade invertida: é o erro mais comum e grave. Se ligar o cabo positivo ao terminal negativo (e vice-versa), está a provocar um curto-circuito direto. Isso pode não só derreter os cabos, como também provocar uma explosão da bateria.
Cabo de espessura incorreta (bitola): se usar um cabo muito fino, ele não conseguirá suportar a corrente elétrica necessária, aumentando a resistência e, consequentemente, a temperatura.
Falhas elétricas no carro descarregado: se houver um problema nos componentes elétricos do carro a ser auxiliado, pode haver um consumo excessivo de corrente, o que também sobrecarrega os cabos.
Cabos danificados: corrosão, fissuras, cortes ou isolamento degradado podem originar curtos-circuitos internos, provocando fumo, calor excessivo ou até fogo.
Os riscos de uma má ligação
Ligar mal os cabos pode causar danos sérios, como:
- Curto-circuitos perigosos,
- Cabos derretidos ou incendiados,
- Danos no alternador, fusíveis, relés ou até na unidade de controlo eletrónico (ECU) do carro
- Explosão da bateria.
Por isso, é fundamental garantir que sabe o que está a fazer antes de usar os cabos ou pedir ajuda a quem saiba.
Como escolher os cabos de bateria certos
Nem todos os cabos são iguais. Ao comprar um conjunto de cabos, tenha em atenção os seguintes pontos:
- Espessura (bitola): quanto mais grosso o cabo, mais corrente aguenta. Para carros pequenos, bitola 4 a 6 é suficiente. Para SUVs ou carrinhas, prefira bitola 2 ou 3.
- Comprimento: quanto maior o comprimento, mais fácil será conectar dois carros, mesmo que não estejam muito próximos. Um mínimo de 3 metros é recomendado.
- Isolamento de qualidade: proteção contra o calor, desgaste e mau tempo.
- Tamanho das garras: as pinças devem agarrar bem os terminais da bateria, de forma firme e segura.
- Proteções extra: se possível, escolha cabos com proteção contra picos de tensão ou proteção contra polaridade inversa. São ideais para evitar erros perigosos durante o uso.
Usar cabos de bateria pode parecer simples, mas um erro pequeno pode ter consequências sérias. Escolher um bom par de cabos e saber usá-los corretamente pode salvar-lhe o dia.