A BYD é um caso sério de sucesso! Basta olhar para as nossas estradas, que lentamente, mas seguramente, ficam cada vez mais cheias de carros desta fabricante. Aliás, estamos a falar de uma fabricante que tem pouco mais de 1 ano de mercado em Portugal, e que já ultrapassou as 3 mil unidades vendidas. É mesmo qualquer coisa.
Porém, nem todos os automóveis que a BYD trouxe para o nosso mercado são um portento da condução. Alguns têm apenas o objetivo de o levar do Ponto A para o Ponto B, com alguma qualidade, e um preço mais acessível. O que atenção… Não tem mal algum!
Mas, para quem quer ter alguma emoção, e quer ter a certeza que tem uma “besta enjaulada” nas suas mãos, pronta a reagir assim que tocar no pedal, o BYD Sealion 7 é inegavelmente o automóvel mais interessante que a gigante Chinesa tem para oferecer em Portugal.
Que máquina!
BYD Sealion 7 (Ensaio) – O melhor carro Chinês que já conduzi!
Portanto, como deve saber, a BYD está cada vez mais à vontade na Europa, e o novo Sealion 7 prova isso como poucos outros automóveis. Estamos a falar de um SUV elétrico grande, com linhas desportivas, muita tecnologia, bons acabamentos e até uma pitada de revolta e irreverência. É um osso duro de roer para o campeão do mercado elétrico, o Tesla Model Y, que entretanto também já recebeu uma nova versão.
Vamos por partes.
Mais alto, mais largo, e mais imponente!
O Sealion 7 tem tiques de Seal, porque este 100% elétrico da BYD também me meteu um sorrisos rasgado no rosto por mais do que uma vez. Mas atenção, estou a falar do Seal e não do Seal-U, que apesar de parecenças no nome, são automóveis muito diferentes.
Dito tudo isto, relativamente ao Seal que até aqui tem sido a bandeira da BYD no mercado Europeu, o Sealion 7 tem mais 3 cm de comprimento e 16 cm de altura, o que é obviamente significativo. Porém, mesmo assim consegue manter um visual aerodinâmico, moderno, e até “chateado”.
Entretanto, a BYD apostou numa carroçaria SUV-coupé e numa bateria Blade (LFP), integrada na nova plataforma 3.0, algo que por sua vez oferece rigidez e espaço interior.
Aliás, isto é coisa que não falta no Sealion 7. O automóvel é muito maior por dentro, do que aquilo que parece por fora. Não há túnel central e como tal cabem 3 adultos com conforto. Ou se tiver filhos, duas cadeirinhas de bebé.
Entretanto, a bagageira oferece 520 litros e pode chegar aos 1789 com os bancos rebatidos. Não chega? Também há espaço debaixo do capô, com outros 58 litros de espaço.
Interior premium? Sim, sem dúvida. Mas ainda muito Chinês.
Longe vão os tempos em que dizer “Chinês” era sinónimo de baixa qualidade. Hoje em dia, como já deve ter percebido pela guerra comercial que tem dado origem a tanta tarifa, quase tudo é feito na China. A qualidade não é um problema, sendo exatamente por isso que este Sealion 7 é um carro super premium de interior. Com um tabliê limpo, onde quase tudo fica à volta do enorme ecrã de 15.6” (rotativo). Os bancos são bons e confortáveis, e todos os detalhes estão muito bem conseguidos.
Porém, o design grita “China”, e isso é um problema na grande maioria dos carros Chineses que têm vindo a aparecer no mercado Europeu. Não é um “deal breaker” de maneira alguma. Mas são demasiados detalhes que não acrescentam grande coisa, e que pura e simplesmente não estamos habituados a ver no nosso território.
Duas versões! Potência e autonomia.
A versão base tem 313 cv e 482 km de autonomia com uma bateria de 82.5 kWh. Já a versão topo de gama, com dois motores e tração integral, vai dos dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos graças aos seus 530 cv de potência. Esta pode ser configurada com duas baterias: a mesma de 82.5 kWh (456 km) ou uma maior de 91.3 kWh (502 km).
E a condução?
Muito bom. Apontado, dinâmico, potente, e com vontade de dar mais. É um carro pesado, mas que começa finalmente a apresentar um comportamente mais Europeu, e que como tal, vai meter um sorriso rasgado na face de muitos condutores.
Preço?
O BYD Sealion 7 começa à volta dos 47 mil euros. O que por sua vez coloca-o muito perto do Tesla Model Y, e até do XPeng G6. Porém, o Sealion 7 vem sempre com mais equipamento.
Vale a pena?
Sem dúvida que sim. É complicado encontrar um elétrico familiar que seja potente, ofereça espaço, e ainda traga um toque Premium. Apesar de não revolucionar nada, este é um dos melhores automóveis que a BYD tem para oferecer, e isso é de facto dizer muito.