O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Se já perdeu algum tempo a olhar para o seu router provavelmente encontrou um botão estranho com a designação WPS em algum lado. Mas afinal de contas o que é este botão misterioso, e o que acontece se carregarmos nele? Dito isto, vamos explicar-lhe o que significa WPS, o que faz esse botão e como o pode utilizar.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

O WPS significa “Configuração Protegida por Wi-Fi” ou em Inglês “Wi-Fi Protected Setup”. Na prática representa uma forma mais fácil de ligar os dispositivos ao seu router.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Se já ligou um dispositivo a um router anteriormente, provavelmente já passou por algumas dificuldades. Sobretudo com as palavras-passe. É porque normalmente contêm uma longa série de letras, números e símbolos que necessita de introduzir para usar o router.

O WPS facilita tudo.

- Advertisement -

Mas afinal o que faz?

O botão WPS pressupõe que, se alguém estiver ao alcance do router, pode adicionar facilmente um dispositivo. Assim em vez de estar a escrever a palavra passe pode carregar no botão e ligar um dispositivo com facilidade.

Ao premir o botão, o router começa a procurar dispositivos compatíveis. Se encontrar algum dispositivo à procura de um router ativado por WPS para se ligar, os dois irão automaticamente emparelhar-se. Se nada se ligar ao router em cerca de dois minutos, o router pára de procurar.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Atenção que nem todos os dispositivos se podem ligar usando WPS. Os dispositivos concebidos antes do WPS ser desenvolvido não se conseguem ligar. Para além disso outros equipamentos mais recentes deixaram cair completamente o suporte do WPS. Normalmente não se sabe se um dispositivo funciona com WPS ou não. Pelo menos de antemão. No entanto se for compatível esta opção vai surgir nas definições.

Onde está o botão WPS no Router?

O botão WPS pode parecer um pouco diferente dependendo do modelo do router. Para alguns modelos, é muito fácil de detetar; basta procurar o botão marcado “WPS”. Deve estar na parte traseira da unidade.

Noutros modelos não tem letras e surge apenas um símbolo semelhante ao da reciclagem universal com duas setas.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Entretanto em alguns equipamentos o botão está de lado.

Como nos ligarmos a uma rede através de WPS?

Infelizmente, nem todos os dispositivos Wi-Fi funcionarão com o WPS. Sistemas antigos ou muito modernos podem não ter esta opção. No entanto a maioria terá.

Depois de selecionar o router a que pretende que o seu dispositivo se ligue, irá pedir-lhe que lhe introduza uma palavra-passe ou que prima o botão WPS.

Se esta última opção aparecer durante a configuração, mantenha a página aberta e prima o botão WPS.

Vale a pena utilizar?

Para esta conclusão vamos utilizar a explicação do Tiago Santos que agradecemos desde já e que certamente irá ajudar muitos utilizadores.

O WPS é a primeira coisa que devemos desativar. É um protocolo altamente vulnerável, mesmo em routers recentes e com firmware atualizado.

Ataques como o PixieDust são altamente eficazes, mesmo sem necessidade de pressionar o botão. A título de exemplo os routers mais antigos da NOS, uma grande variedade de TP-Link, routers da NOWO mais antigos e outras marcas com o WPS activos, são extremamente vulneráveis.

Curiosamente os routers da MEO e Vodafone (Technicolor, Huawei, AlticeLabs) são menos vulneráveis.

Os routers mais recentes da NOS e da NOWO têm-se mostrado menos vulneráveis (felizmente).

Assustadoramente, muitos TP-Link são vulneráveis, mesmo com firmware actualizado e até em modelos extremamente recentes.

Uma boa prática é realmente desligar o WPS e ir monitorizando a rede com frequência para verificar a eventual existência de “clientes” que não deveriam estar na rede.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.