Atenção! Isto salva a borracha da sua máquina de lavar!

A máquina de lavar roupa é sem dúvida dos melhores investimentos que podemos fazer. Permite poupar bastante tempo e deixa uma grande quantidade de roupa lavada de uma vez só. No entanto apesar de muito útil não deixa de ter os seus problemas que na maioria dos casos resulta de uma má utilização ou de uma manutenção que não é feita tantas vezes como deveria. Afinal de contas o tempo não chega para tudo. No entanto, há boas notícias já que há uma coisa que salva a borracha da sua máquina de lavar. Uma parte sempre muito atacada pelo bolor e por outros problemas.

Atenção! Isto salva a borracha da sua máquina de lavar!

É muito provável que quem tem uma máquina de lavar roupa já se tenha deparado com um grande problema que afeta 80% das máquinas. Falo, claro está, dos cheiros e de alguma sujidade que se concentra sobretudo nas borrachas e em algumas partes do tambor. Na maioria das vezes ganha uns pontos pretos e castanhos que se tornam praticamente impossíveis de tirar.

No entanto, a verdade é que afinal é possível ver-se livre deste problema.

máquina de lavar solução, borracha da máquina de lavar

Agora a forma como o vamos fazer depende do estado das borrachas, sobretudo aquela interior à volta da porta da máquina.

Se apenas houver uma pequena concentração de bolores e sujidade então basta agarrar numa toalha branca, embeber em lixívia e colocar lá durante meia hora. No entanto por vezes a sujidade e o bolor é realmente muito. Tanto que já afetou completamente a borracha. No entanto não se preocupe porque é fácil resolver.

A grande questão é que em vez de deixarmos a lixívia lá meia hora, vamos ter de deixar durante a noite.

Assim em vez de usar a toalha pode recorrer a rolo de cozinha. Coloque bastante lixívia no rolo de cozinha para ele ficar bem embebido e depois coloque esse papel em todas as partes da borracha onde está bolor e sujidade. No dia seguinte faça uma lavagem da máquina num ciclo bem quente. Deverá ficar como nova.

Depois há duas coisas que deve fazer para que isto não volte a acontecer!

Deixar a porta da máquina aberta após as lavagens

A primeira coisa que deve sempre fazer é deixar a porta da máquina aberta. Isto logo a seguir a utilizá-la. O objetivo é que a máquina seque totalmente. Se fechar a porta o bolor e o mofo vão acumular-se dentro do tambor. Isto vai deixar a roupa com cheiros e na maioria dos casos é um problema que leva tempo a resolver. No entanto se já está com este problema pode experimentar o truque que referimos aqui.

Passe o tambor da máquina por água quente uma vez por mês

A maioria das pessoas faz lavagens a baixas temperaturas o que está correto porque nos permite poupar muito dinheiro ao final do mês. Para além disso com a eficácia atual dos detergentes acabamos por ficar com a roupa perfeitamente levada. No entanto, isto permite que a sujidade se acumule dentro da máquina.

máquina de lavar dura

Uma lavagem a quente significa fazer um ciclo de pelo menos 40 graus. Mas idealmente deve ser regulada para a temperatura mais quente possível.

Algumas máquinas vão até 90 ou 95 graus o que pode ajudar a livrar-se de quaisquer odores, germes e bactérias. O vinagre branco também pode ajudar a remover os odores, embora em alguns casos não seja necessário. Isto porque algumas pessoas afirmam que até pode vir a causar danos no futuro.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.