Hoje em dia, é cada vez mais normal ver amigos ou familiares com um pequeno mas poderoso relógio inteligente no seu pulso. No entanto, apesar de todo o poderio existente neste pequeno utensílio do nosso dia-a-dia, estes aparelhos ainda estão extremamente dependentes do nosso smartphone. Sendo aqui que entra a tecnologia de comunicação Bluetooth. Mas vamos por partes.
Assim, caso não saiba, a tecnologia Bluetooth surgiu, pela primeira vez, no distante ano de 1999 e desde então nunca mais passou despercebida.
Ao fim ao cabo, hoje em dia, está presente na grande maioria dos aparelhos eletrónicos que utiliza no seu dia-a-dia. Porquê? Apesar de algumas falhas inerentes à tecnologia, que começam a mostrar agora a sua fase, nomeadamente no mundo do áudio, o Bluetooth oferece muita flexibilidade, ao ser capaz de oferecer soluções integradas que permitem dar resposta às necessidades da conectividade sem ter de andar sempre com fios atrás.
Pois claro, apesar do facto de não ser uma tecnologia recente, visto que já está no mercado há alguns anos, nada disto significa que a sua funcionalidade seja clara para todos.
É exatamente por isto, que faz sentido ouvir o que a Casio tem para dizer acerca da implementação desta mesma tecnologia nos seus relógios.
Ao fim ao cabo, a Casio já anda a ‘brincar’ aos relógios desde 1974, sendo uma das marcas mais reconhecidas da indústria pelo utilizador comum.
Pois bem, como deve saber, a Casio também integrou nos seus produtos a tecnologia Bluetooth. Mas o que é e como funciona esta tecnologia? Esta é fundamental, para garantir a conectividade entre dois ou mais dispositivos eletrónicos, como é o caso de um relógio e um smartphone.
No caso dos relógios Casio, temos acesso a estas funcionalidades:
1. Ajuste de horas automático
- Ao ter o smartphone conectado ao relógio, é possível atualizar automaticamente a hora quando esta se altera. Esta é uma funcionalidade muito conveniente, sobretudo, quando se viaja e o fuso horário muda.
2. Partilha de dados de GPS
- Permite partilhar a localização a partir do GPS, entre o seu smartphone e o seu relógio Casio.
3. Ajuste automático de Alarmes
- Todos os alarmes de reuniões ou outros eventos que estiverem associadas ao seu smartphone são transmitidas através do relógio.
4. Localização do smartphone
- É daquelas pessoas que nunca sabe onde deixa as suas coisas? Até aqui esta conexão é fundamental. Ao carregar num botão do relógio este vai emitir um som para que identifique onde é que se encontra o seu smartphone.
5. Alertas de chamadas ou e-mails
- No caso do smartphone se receber uma chamada ou e-mail é, automaticamente, notificado.
De forma a garantir a conectividade entre o relógio e o seu smartphone, a Casio disponibiliza algumas aplicações que permitem utilizar esta tecnologia nos seus relógios, como é o exemplo da app G-SHOCK CONNECTED disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Em suma, apesar de outras funcionalidades, esta é a base da integração do Bluetooth no mundo dos smartwatches, e o que traz para cima da mesa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É um bom exemplo de implementação tecnológica, ou temos outras marcas, além da Casio, a trabalhar melhor neste sentido? Partilhe connosco a sua opinião.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!