Hoje em dia é difícil implementar melhorias revolucionárias. Mas, o Bluetooth continua a evoluir de forma silenciosa, e mais importante que isso, constante.
Ou seja, a nova versão Bluetooth Core 6.2 acaba de ser oficializada, trazendo melhorias importantes no desempenho, segurança e integração. Especialmente para quem trabalha com áudio, sensores ou dispositivos industriais.
Menos latência, mais resposta
A principal novidade é o Shorter Connection Intervals, que por sua vez reduz o intervalo mínimo de ligação entre dispositivos de 7.5 milissegundos para apenas 375 microssegundos. Isto representa uma redução brutal no tempo de resposta, algo essencial em interfaces homem-máquina, sensores em tempo real e dispositivos de alta performance.
Em termos práticos, não vai mudar a vida a ninguém que apenas usa relógios e fones sem fios. Mas, ainda assim, esta atualização significa ligações mais rápidas e estáveis, ideais para wearables, comandos sem fios, auscultadores e até aplicações automóveis que exigem resposta imediata.
Melhor integração com USB e áudio LE
Outra adição importante é o Bulk Serialization Mode (BSM), que simplifica a transmissão de dados isócronos via USB. Na prática, isto facilita a integração de Bluetooth LE Audio em dispositivos que usam ligações USB, desde portáteis e consolas a sistemas de som profissionais.
Ou seja, os fabricantes vão ter uma vida mais fácil a incorporar áudio sem fios de baixa latência e alta qualidade nos seus produtos.
Segurança reforçada contra ataques de rádio
A versão 6.2 também traz novas defesas contra ataques de amplitude e outras ameaças baseadas em rádio frequência. Estas melhorias aumentam a resiliência do Bluetooth em cenários críticos como automóveis conectados, casas inteligentes e sistemas industriais.
Além disso, os engenheiros de som e design de hardware passam a contar com um modo de teste LE unificado, que permite realizar ensaios de rádio e desempenho sem cabos, diretamente via ar.
Evolução? Sim! Revolução? Esquece isso.
O Bluetooth SIG (a organização responsável pela norma) reforça que esta é uma atualização incremental, não uma revolução. Mas é precisamente este tipo de evolução contínua que mantém o Bluetooth relevante num mundo dominado pelo Wi-Fi e pelo 5G.
Entre o LE Audio, a redução da latência e a melhor integração com USB, o Bluetooth 6.2 é uma prova de que o padrão ainda tem muito para oferecer. Porém, para quem quer áudio sem fios de alta qualidade, o Bluetooth ainda tem muita sopinha para comer.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


