Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blu-Ray está morto? Sim, mas ao mesmo tempo não!

Como deve imaginar, com o domínio das plataformas de streaming no atual mundo multimédia, os formatos físicos começaram a desaparecer, onde claro está, temos de salientar o Blu-Ray.

Porém, apesar do facto de as vendas terem caído a pique, e do formato estar basicamente morto no panorama geral do mercado, a realidade é que ainda não existe um substituto decente para as verdadeiras potencialidades do formato Blu-Ray.

Quer ver uma série ou filme na sua qualidade máxima? Pode esquecer o Streaming! Quer ver o conteúdo original sem edições estranhas? Quer ver um filme que por alguma razão desapareceu da Netflix? Bem, é por estas e por outras que o Blu-Ray é ainda a melhor solução do mercado. Isto mesmo tendo em conta que já ninguém a quer ou vai utilizar.

Blu-Ray está morto? Sim, mas ao mesmo tempo não!

Samsung leitores Blu-ray

Pode parecer estranho, mas se pensar bem na coisa, faz todo o sentido. Afinal, apesar de todas as potencialidades da Internet super rápida atual, é obviamente muito difícil para uma plataforma de streaming oferecer qualidade máxima de transmissão a todos os seus subscritores.

Estaríamos a falar de um investimento quase incalculável só em infraestrutura, para oferecer a melhor resolução e o melhor bitrate possível. É algo pura e simplesmente impossível, pelo menos por enquanto.

Aliás, caso não se lembre, na altura do confinamento consequência da pandemia de COVID-19, todas as plataformas de streaming optaram por cortar na qualidade de imagem (bitrate + resolução), porque os servidores não estavam a aguentar toda a procura por conteúdo.

Sim, utilizar um leitor Blu-Ray já não faz sentido, sendo exatamente por isso que muitas das fabricantes já desistiram do formato. Um leque de fabricante onde até temos de incluir a Panasonic, uma das empresas que mais apostou nos discos azuis ao longo dos anos.

Porém, apesar das suas desvantagens, a realidade é que os discos Blu-ray continuam a ser muito bons numa série de tarefas para as quais não existe (ainda) um verdadeiro substituto.

Não só pela qualidade pura e dura do conteúdo multimédia ali gravado, mas sim pelo facto de hoje em dia existir demasiada censura no mundo do streaming. Quer ver um filme ou série no seu formato original, sem edições, ou censura? Quer ver um filme ou série que entretanto desapareceu de todas as plataformas? Bem, é por estas e por outras que os formatos físicos continuam a ser a melhor solução.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda vê DVDs ou Blu-Rays em casa? Partilhe connosco a sua opinião e experiência na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também