Beat Saber é, sem dúvida, um dos maiores sucessos de realidade virtual dos últimos anos. É um daqueles jogos que tem mesmo de jogar para tentar meter um pézinho no mundo da Realidade Virtual.
Afinal, estamos a falar de um jogo que transformou sabres de luz e música eletrónica num vício saudável para milhões de jogadores desde 2019. Sim, além de divertido, é inegavelmente um bom cardio. Mas agora, de forma completamente inesperada, os criadores anunciaram o fim do suporte para a versão PlayStation. Sim, isso inclui também a PSVR2.
A Sony apostou no VR, mas… Parece ter deixado tudo para trás das costas. Isto é a prova derradeira disso mesmo.
Beat Saber abandona PSVR e PSVR2 sem aviso: Começa já em janeiro
Portanto, segundo o estúdio Beat Games, a decisão entra em vigor já este mês de junho. A justificação? O foco no “próximo grande salto para o Beat Saber”. Porém, esse salto não vai contar com os utilizadores de PS4 e PS5, que ficam para trás sem novos updates.
Ainda vais poder jogar… por enquanto
O jogo e todo o conteúdo pago ou gratuito continuam à venda e jogáveis nas consolas da Sony. No entanto, a 21 de janeiro de 2026, o modo multiplayer será desligado definitivamente para quem estiver nas consolas Sony.
Isto significa que, apesar de ainda conseguires jogar a solo, a experiência completa, aquela que muitos consideram o coração do Beat Saber atual, vai desaparecer do mercado.
É uma decisão que levanta questões, até porque a PSVR2 continua a ser um dos principais dispositivos VR de consumo. Especialmente agora que também é compatível com o PC. Por isso, ver um dos títulos mais icónicos da plataforma ser abandonado tão cedo deixa um sabor amargo. Especialmente quando estamos a falar de um jogo que continua a vender e a receber conteúdo em outras plataformas.
Mais uma vez, parece que quem investiu no ecossistema PlayStation VR está a levar com os cortes primeiro. O que é uma pena, e pode até ser motivo de revolta. É que caso não se lembre, o PSVR2 era mais caro que a própria consola na altura do seu lançamento.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!