Há aplicações que não podem ou não devem falhar. Isto porque são imprescindíveis para muitos utiizadores. Infelizmente desta vez o pior aconteceu e a barra de navegação do Android Auto desapareceu para alguns. Escusado dizer que isto deixa as pessoas numa situação muito incómoda. Esta barra é mesmo necessária! É quase como se o menu Iniciar desaparecesse do Windows, só para ter a ideia da dimensão do problema.
Barra de navegação do Android Auto desapareceu para alguns
Alguns utilizadores do Android Auto estão a deparar-se com um problema que faz com que a barra de navegação desapareça, o que os coloca numa situação bastante difícil em termos funcionais.
De facto, nos últimos dias, alguns utilizadores do Android Auto começaram a notar um problema em que a barra de navegação simplesmente desaparece. O problema não é particularmente generalizado, mas está a afetar pelo menos alguns utilizadores azarados, como mostram várias publicações nos fóruns da Google e no Reddit.
A barra, que geralmente aparece na parte inferior do ecrã, dependendo do tamanho do painel do seu carro e da proporção de aspeto, permite que os utilizadores alternem entre as aplicações. Da mesma forma permite também o acesso ao Assistente da Google, ou que abram a gaveta de aplicações ou a visualização do painel. Esta última, em especial, deve deixar bem clara a importância da barra de navegação na utilização no dia-a-dia.
Para os afetados, conforme ilustrado abaixo, o problema não faz com que o resto da interface do Android Auto fique em ecrã total. Ou seja, apenas deixa a parte inferior sem nada.
Em teoria, isso não deve deixar o Android Auto completamente inútil. Mesmo sem a barra de navegação, os utilizadores podem continuar a aceder aos mapas e aos controlos de música. O principal problema reside na possibilidade de utilizar as versões completas das aplicações. Apesar de as pré-visualizações parecerem muito boas com as suas funcionalidades limitadas, a falta de controlos de navegação iria prender os utilizadores a essa aplicação durante o resto da sessão.
Obviamente, este é um problema que a Google precisa de resolver o mais rapidamente possível. Felizmente, entretanto, alguns utilizadores relataram o sucesso de simplesmente desinstalar as atualizações da aplicação Android Auto. Entretanto saiba que novos updates, como o 10.5, que está a chegar agora, não corrige necessariamente o problema. Limpar a cache parece ser ainda pior.
Leia também mais novidades do mundo Android e do Android Auto na Leak.