Baby X: IA que aprende como um humano. É estranho!

Hoje em dia, a Inteligência Artificial é tema para tudo e para todos. Aparece em todas as apresentações, e começa também aparecer em tudo o que são produtos tecnológicos. Porém, da mesma forma que nenhum de nós começou a correr antes de andar, ou a andar antes de gatinhar, a IA também tem de crescer ao seu próprio ritmo.

O que nós vemos hoje em dia de IA no mercado, é apenas o início. É exatamente por isso que o exemplo de Baby X, uma réplica baseada em Inteligência Artificial de um bebé humano, acaba por fazer todo o sentido nesta nova era da IA.

Tivemos uma apresentação sobre este projeto na GITEX Global 2024.

Baby X: IA que aprende como um humano. É estranho!

baby x: ia que aprende como um humano. É estranho! baby x: ia que aprende como um humano. É estranho! baby x: ia que aprende como um humano. É estranho!

Portanto, o Baby X é uma réplica IA de um bebé humano, que por sua vez aprende ao longo do tempo, e é também capaz de se adaptar a tudo aquilo que acontece à sua volta. É um projeto extremamente interessante, porque faz com que as linhas entre o desenvolvimento humano e desenvolvimento tecnológico se misturem de forma extremamente estranha, e também um pouco assustadora.

Como pode ver imagens em cima, o Baby X até às aulas vai, como uma criança normal, de forma a desenvolver as suas capacidades cognitivas.

Isto é especialmente verdade porque o trabalho da equipa por detrás de Baby X pode muito bem ser a base de uma IA muito mais avançada. Uma realidade que não está assim tão longe quanto isso.

Uma IA que cresceu como nós, aprendeu com as suas próprias vivências, etc… Como tal, é capaz de falar e agir tal e qual como um humano “a sério”.

Estamos a falar de diálogo, emoções, expressões, desenvolvimento de conversas complexas ao conseguir identificar expressões e emoções no outro lado da mesa.

Qual é o objetivo?

É criar avatares virtuais muito parecidos a um humano. Isto de forma a chegar a um ponto em que lidar com um humano, ou robô, seja (quase) indistinguível. Consegue imaginar ligar para uma qualquer linhas de apoio e não fazer ideia se é uma pessoa a sério?  Ou lidar com personagens dentro de um qualquer jogo, e esta funcionar de forma exatamente igual a um humano real, com expressões, maneirimos, etc…?

É isso que nos espera num futuro muito próximo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também