Novos aumentos à vista para os componentes de PC

Em Novembro circularam rumores de que um dos maiores fabricantes de wafers de silicio, a SUMCO, estava a planear um aumento de preços em cerca de 20% para 2018, com outro aumento planeado para 2019, e parece que não estão sozinhos com mais fabricantes a pretender entrar na festa.

A SUMCO é uma empresa sediada no Japão, responsável por mais de 60% do stock mundial de Wafers de Silício, e com este aumento de 20% seria previsivel que os fabricantes de processadores, placas gráficas, DRAM e afins levassem o seu negócio para a concorrência, mas parece que não vão ter essa oportunidade, visto que a concorrência também vai aumentar os preços !

Com a CEO da GlobalWafers a informar os accionistas de que a empresa irá aumentar os seus preços 20% ao longo do ano de 2018.

  • Wafer de silício – (ou bolacha de silício) é uma fina fatia de material semicondutor, na qual micro-circuitos são construídos pela separação química com ácidos, e deposição de vários materiais.

Preço Componentes PC Computador

Aparentemente, a grande razão para este aumento é a escassez de wafers de 300mm, que são tradicionalmente usados para o fabrico de processadores, placas gráficas e RAM.

Os preços das placas gráficas já subiram para um patamar incomportável para a grande maioria dos PC Gamers, fazendo deste aumento nos Wafers mais um murro no estômago para quem quer montar nova máquina, ou simplesmente actualizar a actual.

No ano passado quando a SUMCO revelou a sua subida de preços, a empresa estimou que a procura de Wafers iria subir para 6.6 milhões por mês até 2020.

Esperemos que até essa altura, exista um aumento de produção, porque até lá, enquanto a procura for muito maior que a oferta, parece que quem vai sofrer é a nossa carteira.

Montar um computador à nossa maneira está cada vez mais difícil, com os preços a subirem como nunca em 2017, com 2018 a não parecer muito mais simpático.