Estes são os dispositivos que aumentam a conta da luz!

A maioria das famílias tem um grande número de aparelhos elétricos sempre ligados. Estes dispositivos são normalmente usados diariamente. No entanto por questões práticas normalmente também deixamos ligados outros dispositivos. A questão é que alguns não causam qualquer problema. Outro sim. Manter todos os seus dispositivos ligados é conveniente, mas esta conveniência tem um preço. Assim fora da cozinha estes são os dispositivos que aumentam a conta da luz.

Estes são os dispositivos que aumentam a conta da luz!

Os aparelhos elétricos normalmente utilizam sempre pequenas quantidades de energia, independentemente de estarem ligados ou desligados. Assim dependendo de quantos dispositivos temos, é possível que estejamos a pagar cerca de mais 10 ou 20 Euros por mês a alimentar estes vampiros de energia.

conta da luz tomada

Embora usar menos energia seja a principal razão para desligar as coisas, há também a questão dos picos. É normal ocorrerem pequenos picos de energia que até podem causar quantidades de danos.

Muitos aparelhos elétricos não devem mesmo estar ligados por longos períodos. Por exemplo, os aparelhos alimentados por bateria, como smartphones e portáteis, só devem ser ligados para carregar. Se ficarem ligados por mais tempo, pode reduzir o tempo de vida da bateria. É por isso que não se deve carregar estes dispositivos a toda a hora.

- Advertisement -

Todos os equipamentos utilizam energia mesmo desligados?

Uma prova disso são as luzes de standby que estão presentes em muitos equipamentos. Mostram que está a ser utilizada energia, até porque esses dispositivos estão sempre prontos a arrancar. Para além disso alguns dispositivos têm ecrãs sempre ligados e utilizam energia independentemente de estarem a ser utilizados. Outros que parecem estar desligados estão, na verdade, em modo de espera. esmo quando desligados. Ou seja, de uma forma geral podemos dizer que os grandes dispositivos da atualidade estão sempre a consumir energia.

Que dispositivos devemos mesmo desligar da ficha para poupar na conta da luz?

Há equipamentos que pelas suas características devem estar desligados da tomada ou pelo menos ligadas aquelas extensões com um botão para ligar e desligar. Vamos referir os principais.

Logo à partida começamos pelo aparelho mais comum na casa dos portugueses, a TV. A maioria dos televisores modernos têm luzes de espera que usam energia sempre que estão ligadas. Os dispositivos ligados a ela, tais como boxes e leitores multimédia, também devem ser desligados pelo mesmo motivo.

O mesmo se passa com os equipamentos de som. De facto os dispositivos Hi-Fi tendem a ter múltiplas luzes de espera. Qualquer sistema que possa ser ligado por Wi-Fi ou Bluetooth também pode estar sempre a utilizar eletricidade. Isto para conseguir estar sempre pronto a funcionar.

O caso é igual para os computadores e os seus periféricos. Todos eles têm luzes de espera. Um computador em modo de suspensão também utiliza mais energia do que quando desligado.

RTX 3070

Mas há mais exemplos. Assim muitas pessoas carregam os seus dispositivos eletrónicos à noite, o que não é recomendado. Deixar os seus dispositivos ligados durante a noite não só utiliza eletricidade desnecessariamente, como também é mau para a vida útil da bateria.

Quem também não são excepção são os equipamentos de cozinha pequenos. Muitos deles tendem a ter ecrãs digitais e/ou luzes de espera.

Como desligar facilmente estes equipamentos

Ligar e desligar os dispositivos todos os dias não é muito conveniente, mas pode facilitar o processo usando extensões com interruptor ou fichas inteligentes.

Extensões com interruptor

As extensões são mais práticas e concebidas principalmente para permitir ligar mais dispositivos a uma única tomada e desligar tudo com um único interruptor. Isto torna-os ideais se tiver vários dispositivos para desligar todas as noites. Alguns também incluem temporizadores para que possa desligá-los automaticamente.

conta da luz tomada

Fichas inteligentes

Entretanto podemos ligar as fichas inteligentes a outros produtos domésticos inteligentes ou usadas de forma independente. Para poupar energia, permitem desligar automaticamente os dispositivos utilizando um temporizador ou através do smartphone.

conta da luz tomada

Assim ao fazer alguns ajustes vai conseguir reduzir a conta da luz.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.