Eu gosto de carros elétricos, e acredito que a seu tempo vão de facto ser o futuro da mobilidade urbana. Mas… Quando se fala de um Audi S6, neste caso de uma carrinha Audi S6, a cabeça de um entusiasta não vai para um automóvel 100% elétrico, e essa é a mais pura das verdades.
Dito isto, estamos a falar de uma Audi S6 Avant e-tron, e quando se encontra e-tron no nome, já se sabe mais ou menos ao que se vai. Este é um automóvel que quer fazer tudo, ao manter a mesma alma que a letra “S” sempre trouxe para cima da mesa quando se fala da Audi.
Ou seja, ser uma carrinha elétrica, ser prática, ser premium, ser desportiva, e ainda manter aquela aura familiar das carrinhas alemãs de alta performance.
E de facto, em vários pontos consegue! O problema está no preço, em alguns detalhes do interior, e claro, o consumo real se quiser mesmo puxar da maneira que uma carrinha S6 merece.
É aí que começamos a ver os estalos no verniz.
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Audi S6 Avant e-tron: rápido, premium… e… Elétrico
Antes de mais nada, é preciso dizer que esta carrinha 100% elétrica é um bicho. É um facto, e na realidade foi capaz de me conquistar ao longo do teste. Foi quase como a Coca-Cola, primeiro é estranho, e depois entranha.
Estamos a falar de uma carrinha com dois motores, tração integral quattro e 550cv com launch control. Este “animal” atinge os 100 km/h em menos de 4 segundos. A velocidade máxima deveria andar nos 240 km/h, mas ainda estica até aos 250 e tal… (Como sei? Quem sabe…).
É impressionante, especialmente para um carro com quase 2.5 toneladas. Mas há um problema que a Audi continua a arrastar! A autonomia prometida não bate certo com a realidade. Dizem 600 km? Eu tive dificuldades em ver mais de 400 kms, isto com uma condução mais ou menos normal. Se quiser andar ao estilo de um S6, vai ver menos de 300 kms.
De quem é a culpa?
É do peso.
O grande inimigo das baterias que dão vida a estes carros.
A bateria de 100 kWh pesa quase 700 kg. Ou seja, mesmo com suspensão pneumática e boa afinação dinâmica, sente-se sempre que estamos a puxar por algo pesado. Por isso, acaba por não ser a condução mais ágil ou divertida do mercado. Esta carrinha Audi S6 é competente, é até divertida, mas é… Um monstro em peso.
Interior
O interior tem bom aspeto, e até impressiona com os ecrãs curvos e o som da Bang & Olufsen. Mas depois há plásticos baratos onde não deviam existir num carro que facilmente ultrapassa os 100 mil euros. Temos também de falar dos comandos táteis que não convencem e espelhos digitais que são interessantes e fora da caixa, mas que pouco acrescentam no dia–adia.
Visualmente é moderno, mas na prática… preferíamos os comandos físicos e espelhos tradicionais.
Espaço?
À frente tudo bem, atrás o tejadilho baixo atrapalha a entrada e o fundo alto prejudica o conforto em viagens longas. Além disto, o porta-bagagens, para uma carrinha, é modesto! 502 litros. Há um pequeno frunk com 27 litros, mas serve apenas para o cabo de carregamento.
A boa notícia é que carrega rápido.
Muito rápido. A arquitetura de 800V permite carregar de 10 a 80% em apenas 21 minutos. Isto se encontrares um posto compatível, claro. (E que funcione!)
Conclusão
A Audi S6 Avant e-tron é uma carrinha excelente no papel, que nos leva aos bons velhos tempos em que as carrinhas dominavam o nosso velho Portugal. Também impressiona ao volante e é, sem dúvida, um dos elétricos mais apelativos para quem gosta de conduzir. Mas não é um produto isento de compromissos. Está caro, tem menos autonomia do que devia e há decisões de design que fazem pouco sentido num segmento tão competitivo.
Se queres performance com espaço e imagem de marca, está aqui. Mas se procuras o melhor equilíbrio entre preço, praticidade e diversão, existem várias alternativas para chamar a tua atenção.