Se tem um dispositivo Apple então tenha muito cuidado e atualize agora mesmo o sistema operativo do seu Mac ou iPad. Isto vem no seguimento de um alerta lançado pela gigante da maçã depois de um investigador de segurança ter demonstrado como uma falha crítica no kernel pode permitir que os atacantes executem código. O problema de segurança, corrigido na última leva de actualizações de software emitida a 27 de janeiro juntamente com o iOS 18.3, pode fazer com que uma aplicação seja capaz de causar o encerramento inesperado do sistema, escrever memória do kernel ou mesmo executar código.
É mesmo importante que atualize agora o seu Mac ou o seu iPad
Identificada como CVE-2025-24118, a vulnerabilidade no kernel foi relatada por Joseph Ravichandran (@0xjprx) do MIT CSAIL. Agora partilhou uma prova de conceito sobre o seu funcionamento. A falha da Apple recebeu uma pontuação no Common Vulnerability Scoring System (CVSSv3.1) de 9,8 em 10, o que é crítico.
A Apple não partilha muita informação sobre o que foi corrigido na sua última ronda de actualizações. Isto para permitir que as pessoas tenham o máximo de tempo possível para atualizar antes que os atacantes possam obter os detalhes. No entanto, agora que a prova de conceito se divulgou, isto tornou-se ainda mais urgente, pois mostra aos hackers mal-intencionados como o ataque se pode realizar.
A falha corrigida pela Apple é tão grave que foi objeto de um aviso da Cyber Security Agency de Singapura. “A exploração bem-sucedida da vulnerabilidade pode permitir que um invasor realize uma escalada de privilégios, corrupção de memória e execute código arbitrário no nível do kernel”, disse a CSA. “Os utilizadores e administradores dos produtos afectados devem atualizar imediatamente para as versões mais recentes.”
Porque deve atualizar agora mesmo
Não há dúvida de que esta falha no kernel é grave. Assim a atualização para o iPad OS 17.7.4, macOS Sequoia 15.3 e macOS Sonoma 14.7.3 é uma decisão óbvia.
Vá para Configurações do sistema do Mac > Atualizações de software e aplique-as agora, se possível. Num iPad, vá a Definições > Geral > Atualização de software.
Também pode ativar as actualizações automáticas de software em Definições > Geral > Atualização de software > Ativar actualizações automáticas.