Tem mesmo de atualizar os drivers da sua placa gráfica!

Quando falamos em atualizar os drivers da placa gráfica a maioria das pessoas pensa em fazê-lo por questões de velocidade. No entanto, há outro motivo muito importante. É verdade que o update à placa gráfica garante que tudo funciona melhor. No entanto para além do desempenho é uma forma muito importante de se proteger contra ataques que podem comprometer o seu computador.

Tem mesmo de atualizar os drivers da sua placa gráfica!

Tal como acontece com qualquer software, os controladores podem causar estragos em todo o sistema.

Pense nos controladores gráficos como a base de instruções para um sistema operativo de computador compreender como utilizar as placas gráficas. Embora a placa gráfica seja responsável pelo processamento de todas as imagens que vê no ecrã do computador, só é útil com um controlador gráfico para interpretar e traduzir os pedidos do hardware.

Um driver gráfico desatualizado pode introduzir uma série de problemas, desde falhas de segurança até atrasos no desempenho.

Uma porta para o malware

O malware é qualquer software malicioso que pode danificar o seu computador, acedendo a informações confidenciais, diminuindo o seu desempenho ou desativando-o completamente. Os responsáveis pelo malware procuram sistemas não corrigidos que utilizam software desatualizado, como controladores gráficos, para obter acesso.

Redmi

Quando não mantém os controladores gráficos atualizados, deixa portas abertas para a entrada de software malicioso.

Um perigo para as suas informações pessoais

O malware pode ser utilizado para aceder e utilizar indevidamente informações pessoais. De facto, um computador comprometido é a fonte mais comum de roubo de identidade.

Assim que consigam entrar devido a um controlador desatualizado, os criminosos podem aceder a informações sensíveis, tais como detalhes bancários ou fotografias pessoais a partir de um dispositivo de armazenamento externo.

Incompatibilidades de sistema

As placas gráficas podem criar um efeito dominó de problemas relacionados com o sistema. Os drivers desatualizados levam a falhas no sistema e problemas. Ninguém quer ver o ecrã azul da morte e sofrer as consequências da perda de dados.

Mas há outra questão. Em alguns casos, a não atualização dos controladores gráficos pode causar danos permanentes na sua placa gráfica ou noutros componentes de hardware. Para evitar reparações ou substituições dispendiosas e prolongar a vida útil da sua máquina, mantenha os controladores gráficos atualizados.

Como atualizar os controladores de gráficos

Certifique-se de que verifica regularmente se existem atualizações de controladores gráficos e instale-as o mais rapidamente possível para garantir um desempenho e segurança.

Identifique o modelo e o fabricante da placa gráfica do seu PC. Para verificar a sua placa gráfica num PC com Windows, abra as Definições e navegue até à secção Ecrã.

Windows acabado de instalar

Entretanto visite o site do fabricante e navegue até à secção de suporte ou controladores. Por exemplo, se tiver uma placa gráfica NVIDIA, visite o site da NVIDIA e navegue até à secção Controladores.

Encontre e transfira o controlador gráfico mais recente para o seu sistema operativo e modelo de placa gráfica. O site deve detetar automaticamente o seu sistema operativo e o modelo da placa gráfica, mas, se isso não acontecer, selecione manualmente as opções corretas.

Embora a atualização dos controladores gráficos seja essencial, também é importante olhar para isto com cautela. Em alguns casos, as novas atualizações de controladores podem causar problemas de compatibilidade com outros componentes de software ou hardware. Assim antes de atualizar os seus controladores, é sempre uma boa ideia verificar com o fabricante para garantir que a nova versão é compatível com o seu sistema.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados