Atualizações dos smartphones podem passar pela Play Store

Por vezes existem determinadas operações nos smartphones que podem parecer mais complexas. Quando pensamos na atualização da placa gráfica presente no chipset destes equipamentos achamos logo que esta operação pode estar incluída nesse lote. No entanto tudo está mais facilitado e isto são boas notícias para os utilizadores. É que um processo de atualização simplificado significa mais atualizações. No final do ano passado, a Qualcomm revelou que as atualizações do GPU através da Play Store seria possível a partir do chipset Snapdragon 865.

Atualizações dos smartphones podem passar pela Play Store

De acordo com o XDA Developers, a Xiaomi é a primeira empresa a realizar este feito, lançando uma atualização de driver de GPU para seus dispositivos equipados com Snapdragon 865 através da sua loja de aplicações chinesa.

No entanto isto levanta algumas questões. Anteriormente pensávamos que o segredo desta novidade residia Project Mainline do Google. Isto porque permite que os controladores gráficos sejam atualizados à parte do sistema operativo. Mas afinal não é bem assim e o método da Xiaomi depende de algo totalmente diferente.

Play Store atualizações

O site XDA explica como é que tudo funciona. Mas resumidamente os fabricantes conseguem descarregar os drivers atualizados a partir do site da Qualcomm, alteram-nos para os adaptarem ao sistema onde serão integrados e depois lançam o update.

No caso desta nova atualização lançada pela Xiaomi destacam-se as melhorias em diversos jogos com o Fortnite e o PUBG.

Até agora, apenas a Xiaomi parece estar a disponibilizar atualizações desta forma (na sua loja), apesar de já existirem muitos smartphones equipados com o Snapdragon 865. Eventualmente nos próximos meses os updates para outros equipamentos também vão passar a ser disponibilizados através da Play Store.

De facto, tudo o que simplifique o processo de update é sem dúvida uma excelente notícia. As atualizações através da Play Store trazem muitas melhorias. Uma delas é que existe uma separação mais vincada do sistema operativo e como tal um update mal feito a um controlador não irá comprometer totalmente o arranque.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

pub