Atualizações do sistema operativo chegam à Google Play Store

Na semana passada ainda era um rumor. Agora já é uma certeza. A Google já está a disponibilizar as atualizações beta do Android Q através da Play Store. Obviamente que existe uma grande vantagem associada a isto. É que agora vamos conseguir encontrar todos os updates muito mais facilmente.

A propósito disto, alguns utilizadores do smartphone da Google, o Google Pixel, foram ao Reddit confirmar que estas atualizações beta do Android Q já estão de facto na Google Play Store.

à Google Play Store

Não se sabe ao certo como isto vai funcionar. No entanto, a Google vai revelar mais pormenores acerca desta novidade no Google I/O que decorre em Maio.

Para já é certo que isto está no Pixel. No entanto, se com o passar do tempo se alargar a todos vamos conseguir deitar a mão às atualizações mais rapidamente. Pelo menos é isso que deixa adivinhar.

Entretanto esta aplicação vai entrar “em obras” em breve.

De acordo com o site 9to5Google que analisou a APK ela vai receber muito em breve o material design. Esta informação foi obtida na versão 14.5.52.

Google Play Store vai receber ainda mais novidades

Como podemos ver nas imagens abaixo, a maior mudança é a prevalência do branco. Ao contrário da versão atual da Play Store, esta versão não inclui separadores para aplicações e conteúdo em secções específicas.

à Google Play Store

De certeza que uns vão gostar e outros vão odiar. Quem gostar vai ser certamente pela abordagem minimalista. Quem não gostar será pela falta de cor patente no novo Material Design.

à Google Play Store

Mas vamos olhar para as diferenças principais. A primeira é a barra de navegação inferior, que apresenta os separadores Início, Jogos, Filmes e TV e Livros. Cada separador possui uma uma cor: a Página inicial e os Jogos são verdes, a opção Filmes e TV é cor de vinho e a dos Livros é azul. Dito isto, a parte superior que está junto à barra de pesquisa não muda de cor como na Google Play Store atual.

A outra diferença está na barra de pesquisa, que apresenta cantos arredondados e remove a marca de água do Google Play.

Em vez disso, é uma marca de água que está de acordo com o contexto. Por exemplo, as secções Casa e Jogos apresentam a marca de água “Pesquisar por aplicações e jogos”. Já a secção Livros apresenta a marca de água “Pesquisar livros”. Até mesmo o ícone do microfone tem direito a um novo design, com apenas o contorno do microfone visível em vez de o ícone estar preenchido.

Já a páginas das aplicações também possuem um fundo totalmente branco, sem divisões entre as secções.

Entretanto, o botão de instalação é significativamente mais amplo do que na versão atual. Também o progresso do download é agora um círculo que envolve o ícone da app.

Mais informações acerca das alterações podem ser vistas aqui. Resta agora aguardarmos que estas alterações cheguem à Google Play Store.