Atualizações do sistema operativo chegam à Google Play Store

Na semana passada ainda era um rumor. Agora já é uma certeza. A Google já está a disponibilizar as atualizações beta do Android Q através da Play Store. Obviamente que existe uma grande vantagem associada a isto. É que agora vamos conseguir encontrar todos os updates muito mais facilmente.

A propósito disto, alguns utilizadores do smartphone da Google, o Google Pixel, foram ao Reddit confirmar que estas atualizações beta do Android Q já estão de facto na Google Play Store.

à Google Play Store

Não se sabe ao certo como isto vai funcionar. No entanto, a Google vai revelar mais pormenores acerca desta novidade no Google I/O que decorre em Maio.

Para já é certo que isto está no Pixel. No entanto, se com o passar do tempo se alargar a todos vamos conseguir deitar a mão às atualizações mais rapidamente. Pelo menos é isso que deixa adivinhar.

Entretanto esta aplicação vai entrar “em obras” em breve.

De acordo com o site 9to5Google que analisou a APK ela vai receber muito em breve o material design. Esta informação foi obtida na versão 14.5.52.

Google Play Store vai receber ainda mais novidades

Como podemos ver nas imagens abaixo, a maior mudança é a prevalência do branco. Ao contrário da versão atual da Play Store, esta versão não inclui separadores para aplicações e conteúdo em secções específicas.

à Google Play Store

De certeza que uns vão gostar e outros vão odiar. Quem gostar vai ser certamente pela abordagem minimalista. Quem não gostar será pela falta de cor patente no novo Material Design.

à Google Play Store

Mas vamos olhar para as diferenças principais. A primeira é a barra de navegação inferior, que apresenta os separadores Início, Jogos, Filmes e TV e Livros. Cada separador possui uma uma cor: a Página inicial e os Jogos são verdes, a opção Filmes e TV é cor de vinho e a dos Livros é azul. Dito isto, a parte superior que está junto à barra de pesquisa não muda de cor como na Google Play Store atual.

A outra diferença está na barra de pesquisa, que apresenta cantos arredondados e remove a marca de água do Google Play.

Em vez disso, é uma marca de água que está de acordo com o contexto. Por exemplo, as secções Casa e Jogos apresentam a marca de água “Pesquisar por aplicações e jogos”. Já a secção Livros apresenta a marca de água “Pesquisar livros”. Até mesmo o ícone do microfone tem direito a um novo design, com apenas o contorno do microfone visível em vez de o ícone estar preenchido.

à Google Play Store

Já a páginas das aplicações também possuem um fundo totalmente branco, sem divisões entre as secções.

Entretanto, o botão de instalação é significativamente mais amplo do que na versão atual. Também o progresso do download é agora um círculo que envolve o ícone da app.

Mais informações acerca das alterações podem ser vistas aqui. Resta agora aguardarmos que estas alterações cheguem à Google Play Store.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!