As três razões para instalar a atualização do Windows 11 23H2!

A tão esperada atualização do Windows 11 23H2 está quase a chegar. Entretanto a Microsoft lançou as funções principais para quem está registado no canal Beta. Desde um assistente de IA revolucionário a um Explorador de Ficheiros modernizado, entre uma melhor gestão de energia, existem várias razões para atualizar.

Windows Copilot

Dando um passo em frente na integração da inteligência artificial, este sistema faz lembrar de algum modo a Cortana, o “assistente pessoal” integrado no Windows 10 que a Microsoft resolveu desligar no Windows 11. É uma alternativa mais poderosa que aproveita a IA para aumentar a produtividade e realizar tarefas com mais eficiência.

Entretanto e como não é de estranhar o Windows Copilot tem integrado o Bing Chat. Tudo para tenha um assistente com IA para gerir o seu PC e obter resultados de pesquisa na Web.

Windows Copilot

Pode iniciar rapidamente o Windows Copilot diretamente a partir da barra de tarefas. Entretanto este ficará visível no painel esquerdo à medida que utiliza diferentes aplicações e programas. O objetivo é tornar cada proprietário do Windows 11 num utilizador avançado que pode facilmente ajustar as definições do Windows, tornar-se mais produtivo e utilizar as capacidades de IA do Windows Copilot em diferentes aplicações através de plugins poderosos.

O que pode fazer?

Há muitas coisas que pode fazer com o Windows Copilot. Imagine ser capaz de controlar as definições do seu PC com Windows 11. Tudo através de um chatbot de conversação com IA. Pode alterar facilmente as definições do ecrã, como ligar o modo escuro, Wifi e Bluetooth, bastando para isso dizer diretamente ao seu PC para o fazer.

Além disso, pode dizer ao Windows Copilot coisas como “Quero ser mais produtivo; como posso ajustar o meu PC?” e ele irá sugerir recomendações para que se concentre mais e evite distrações. E dado que o Windows 11 está repleto de funcionalidades que provavelmente ainda não está a utilizar, tem muito para recomendar.

Estas podem incluir a ativação do modo de focagem durante um período de tempo fixo, a ativação do modo Não incomodar e muito mais. Também pode utilizar funcionalidades nativas do Windows 11, como a ferramenta de recorte, o Snap Assist, etc., para agir instantaneamente.

Mais importante ainda pode trabalhar com os seus documentos.

Basta arrastar e largar um ficheiro de texto no painel do Windows Copilot e este dar-lhe-á opções para reescrever, resumir ou explicar o texto. O Windows Copilot também pode explorar o Spotify por si e reproduzir música com base nas suas indicações.

Para além disso através do poder do Windows Copilot, pode colar imagens, texto e links de vídeo no seu chat e pedir-lhe diretamente que os partilhe com um chat de grupo no Microsoft Teams. À medida que a comunidade de programadores continua a trabalhar no desenvolvimento de mais plug-ins, podemos esperar que o Windows Copilot se integre em breve com todas as aplicações favoritas.

Para além de trabalhar com as funcionalidades e definições do Windows, graças à integração do Bing Chat, pode conversar com o Windows Copilot sobre vários tópicos e até fazer perguntas complexas.

Uma nova experiência com o Explorador de Ficheiros

A atualização também traz uma interface elegante e modernizada do Explorador de Ficheiros, concebida com o WinUI e alimentada pelo Windows App SDK. Este novo visual tem como objetivo tornar a navegação no seu PC mais fácil e intuitiva do que nunca.

Um carrossel apresenta ficheiros recomendados para os utilizadores do Azure Active Directory (AAD), e as pastas de Acesso Rápido e as secções Recentes receberam atualizações estéticas. O estado de sincronização e os flyouts para os utilizadores do OneDrive estão agora integrados na barra de endereço, facilitando a gestão do armazenamento na nuvem.

A Microsoft também está a adicionar um painel de detalhes renovado. Como tal permite uma colaboração mais fácil e o acesso a informações de ficheiros sem sequer abrir os ficheiros. Esta funcionalidade visa aumentar a produtividade, mantendo a experiência do utilizador suave e eficiente.

Relatórios para uma Utilização Eficiente da Energia

Para aqueles que estão conscientes da utilização de energia ou da longevidade da bateria, a atualização do Windows 11 23H2 inclui uma funcionalidade de relatório de energia aprofundada. Esta fornece dados em tempo real sobre o consumo de energia do seu dispositivo. Como tal divide-o em períodos que vão desde as últimas 24 horas até à semana passada.

O que é ainda mais interessante é a funcionalidade “utilização da bateria por aplicação”. Assim permite aos utilizadores monitorizar o consumo de energia numa base de aplicação a aplicação.

Entretanto os utilizadores podem optar por ver a “Utilização total”. Isto para uma imagem completa ou “Em utilização” e “Fundo” para diferenciar entre consumo ativo e passivo. Esta nova adição pode ser valiosa para quem pretende maximizar o desempenho do seu dispositivo. Ao mesmo tempo também para minimizar o consumo de energia.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados