Cortana: hoje é o adeus ao conhecido assistente da Microsoft!

Não consigo precisar qual o sucesso do assistente virtual da Microsoft, a Cortana. Isto porque sinceramente não conheço ninguém que o utilize e eu também poucas vezes experimentei. No entanto, ela continua firme e hirta no Windows 10. No entanto, parece que noutras plataformas não é bem assim. É que a maioria das pessoas nos dispositivos móveis prefere o Assistente Google, Siri e até a Alexa da Amazon. Lembro que a Cortana foi introduzida pela primeira vez nos Windows Phones.  Só depois chegou ao Android e iOS. Para além disso, chegou a ser incluída no Microsoft Launcher mas foi removida mais tarde.

Cortana: hoje é o adeus ao conhecido assistente da Microsoft!

Talvez pela forte concorrência que tinha na altura do lançamento, a Cortana para Android e iOS nunca conseguiu convencer os utilizadores. Seja como for ainda conseguiu um milhão de instalações na Play Store. Apenas para compararem o Alexa que está em terceiro lugar conseguiu 50 milhões.

Cortana assistente

Ora por tudo isto a Microsoft vai deixar de suportar a Cortana nos dispositivos móveis a partir de hoje. Foi algo anunciado em Julho.

Atenção que se por algum motivo ainda a utiliza e criou lembretes e listas, a Microsoft diz que vai poder aceder a esses conteúdos através do Windows.

Apesar do fim nos dispositivos móveis, a Cortana vai continuar em força no Windows. De facto, até vai receber novas funcionalidades. Para além disso, fica ainda melhor graças a atualizações que chegam via Microsoft Store.

Por exemplo nas versões preview, a Microsoft já está a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores aproveitaram a Cortana para pesquisar por ficheiros através de parte do nome, autor e tipo de ficheiro.

Cortana assistente

Ou seja é só um adeus às plataformas móveis, mas o resto vai continuar como refere o site BleepingComputer.

Resta-nos agora esperar pelo novo Windows que chega na segunda metade deste ano para conhecermos todas as novas funcionalidades deste assistente.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também