Windows 11: nova atualização dá especial atenção aos ecrãs!

A Microsoft está a trabalhar no sentido de melhorar o suporte para ecrãs de elevada taxa de atualização no sistema operativo Windows 11. Os dispositivos com monitores rápidos e suporte para taxa de atualização variável não são estranhos ao ecossistema Windows. De facto, mesmo alguns dos computadores Surface da Microsoft possuem ecrãs de 120 Hz com VRR. Por conseguinte, a empresa pretende proporcionar uma melhor experiência de utilizador através da introdução de melhorias e aperfeiçoamentos muito necessários. Vamos então explicar-lhe porque motivo a nova atualização do Windows 11 dá especial atenção aos ecrãs.

Windows 11: nova atualização dá especial atenção aos ecrãs!

Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

A mais recente versão de pré-visualização do Windows 11 do Canary Channel trouxe duas importantes alterações gráficas. A primeira são as otimizações para vários monitores e energia. A primeira melhoria é para aqueles que usam dois ou mais monitores com alta taxa de atualização. Permite que o Windows 11 ajuste a taxa de atualização para o conteúdo específico de cada monitor. Por exemplo, pode ter um valor mais elevado num monitor com o seu jogo e um valor mais baixo no outro monitor com um vídeo ou imagem estática. Isto também será útil para quem liga os seus computadores portáteis de jogos a ecrãs externos.

A segunda alteração ajudará o seu tablet ou portátil com um monitor rápido a consumir menos energia quando estiver no modo de poupança de bateria. De acordo com as notas de lançamento do build 25915, os dispositivos com Dynamic Refresh Rate reduzirão as taxas de atualização do ecrã para valores mais baixos até que o modo de poupança de bateria seja desativado. Tenha em atenção que esta alteração requer suporte para a Taxa de Atualização Dinâmica (uma funcionalidade que ajusta a taxa de atualização em movimento, dependendo do que está a acontecer no ecrã), e não apenas um monitor com elevada taxa de atualização.

As otimizações para ecrãs rápidos não são as únicas melhorias relacionadas com o ecrã introduzidas recentemente. As atualizações do Patch Tuesday de julho de 2023 permitem o Content Adaptive Brightness Control para portáteis e 2-em-1, permitindo que esses dispositivos diminuam ou iluminem diferentes áreas do ecrã, dependendo do conteúdo. Pode personalizar a funcionalidade em Definições > Sistema > Ecrã > Brilho e cor.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.