No seguimento da atualização recente para a versão 5.1.8 do OxygenOS, alguns proprietários do OnePlus 6 estão agora a dirigir-se aos fóruns oficiais da empresa para relatar problemas graves com a duração da bateria nos seus dispositivos.
Segundo estes utilizadores, esta mudança repentina ocorreu, sem que eles tivessem alterado os padrões de utilização do equipamento e que a duração da bateria do dispositivo diminuiu aproximadamente pela metade.
Na verdade, um segundo fórum relacionado com o mesmo assunto indica que a bateria só dura mesmo metade do que durava, já que vários utilizadores reportam que o dispositivo está a ser desativado mesmo tendo carga igual ou superior a 50%. Outros simplesmente indicam que normalmente atingiam mais de onze horas de vida útil da bateria, mas agora têm sorte de ver cinco ou seis horas.
A origem do problema pode estar relacionada com as mudanças efetuadas pela OnePlus em relação à forma como a OnePlus 6 faz a gestão da bateria quando o ecrã está ativado.
Na maioria dos casos, o dispositivo parece estar com 50% ou mais de carga antes de desligar repentinamente, como mostra a imagem abaixo.
Pelo menos um utilizador referiu que, apesar de estar a utilizar uma aplicação de streaming de rádio durante quase uma hora, todo o consumo de bateria – cerca de 20% – parecia estar associado ao ecrã.
No entanto, o consumo de bateria também não parece ser a causa total dos problemas. Outros utilizadores no fórum estão a relatar que a aplicação da câmara está a bloquear ou a congelar depois de se instalar a atualização.
Estas duas questões são muito graves, tendo em conta que os smartphones são indispensáveis no dia a dia dos utilizadores. Ainda asim a OnePlus tem sido relativamente rápida na implantação de atualizações, por isso, não deve demorar muito até que uma correção seja lançada.