Como deve saber, a AMD está prestes a lançar a sua nova geração de processadores, que claro está, precisa de uma plataforma também ela completamente nova (AM5). Dito isto, ao contrário do que tem sido habitual, tudo indica que a AMD vai lançar imediatamente três gamas de motherboards, a X670E, a X670, e claro, a gama média B650.
Mas… Segundo um novo Leak, as boards X670E e X670 vão precisar de dois chipsets B650 para funcionar. Uma estratégia muito interessante, que já podemos ver na ASUS X670-P.
ASUS Prime X670-P está na Internet, e tem dois chipsets!
Portanto, o PCB da motherboard ASUS Prime X670-P WiFi acabou de aparecer na Internet, levanto o véu a alguns dos detalhes que a AMD muito provavelmente gostaria de manter escondidos até ao lançamento.
Dito tudo isto, no diagrama é possível ver o socket AM5 LGA 1718 bem no centro da board, sendo por sua vez rodeado por 14 fases VRM, capazes de levar energia a partir de uma configuração 8+4 pinos. Como é óbvio, temos também 4 slots DIMM para memória DDR5, com suporte para um total de 128GB a 6000 MHz.
Mas talvez mais interessante que tudo isto, é mesmo o facto de ser possível confirmar a teoria de que a AMD iria utilizar dois chipsets B650 para dar vida às motherboards X670 e X670E. Qual é o objetivo de utilizar dois chipsets iguais? Bem… É simples! Duplicar o potencial de I/O da motherboard.
Em termos de conectividade, temos um slot PCIe 5.0 x16, dois slots PCIe x4, e um único slot PCIe x1. No campo do armazenamento, temos três portas M.2 e seis portas SATA III.
Infelizmente, ainda não fazemos ideia da conectividade USB.
Entretanto, além da ASUS, a Gigabyte e ASRock também já deixaram escapar alguns detalhes relativamente à sua gama de motherboards. Sendo cada vez mais óbvio, que vamos ter muitos e bons modelos, para todos os gostos, e carteiras, baseados nos chipsets X670E, X670 e B650.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com o que vem aí?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!