A ASUS faz de tudo um pouco! É uma fabricante capaz de lançar computadores Desktop ou Portáteis, motherboards, placas gráficas, caixas para computadores, monitores, e claro, como deve saber, também lança smartphones todos os anos, isto dentro de duas gamas com objetivos diferentes separadas (ROG e Zenfone).
No entanto, enquanto a ASUS é capaz de meter o seu cunho pessoal em quase todas as suas gamas de produtos, ao lançar aparelhos com designs arrojados e inovadores como é o excelente exemplo dos portáteis ZenBook Duo, no lado dos smartphones parece estar a empregar uma estratégia errada… Uma estratégia que a está a limitar.
Afinal, num mundo completamente estagnado, em que todos os smartphones são iguais… A ASUS não salta à vista.
Bem, parece que as coisas vão mudar em 2024.
ASUS pode ter sucesso nos smartphones. Basta ser ela própria!
Portanto, a ASUS nem é uma novata nesta coisa dos smartphones, visto que já chegámos à geração 10 do Zenfone, e estamos prestes a chegar à geração 8 do ROG Phone. Porém, segundo todos os rumores e “teasers” da própria fabricante, a estratégia parece estar a mudar em 2024.
- Nota: Uma altura indicada para mudar a forma como se fazem as coisas, visto que os anos de 2024 e 2025 vão ser transformativos naquilo que é o mundo dos smartphones.
Dito tudo isto, ainda se lembra de todos os rumores a apontar para uma ASUS pronta a atirar a toalha ao chão, para desistir do desenvolvimento e lançamento de smartphones?
Bem, isso não vai acontecer! Porém, começa a ficaf claro de que existiram mudanças internas que se deverão refletir agora no lançamento de produtos um pouco diferente, e na minha opinião, muito mais ASUS!
A ideia é agora chegar a todos, mas com um espírito diferenciado!
Afinal, caso ainda não tenha percebido, o ROG Phone é um smartphone extremamente poderoso, baseado no melhor hardware que a indústria tem para oferecer. Porém, é acima de tudo um Gaming Phone. Ou seja, é um smartphone especializado e não um smartphone casual.
Até aqui, isto tem significado um design demasiado Gamer para a grande maioria dos consumidores, bem como baixa performance na captura de imagem através dos sensores traseiros, isto entre outros detalhes menos importantes.
O que é realmente preciso salientar, é que os smartphones ROG da ASUS nunca foram feitos a pensar nas massas, mas agora podem muito bem vir a ser.
É aqui que a ASUS decidiu ser diferente!
Em suma, fica a sensação de que a ASUS não quer abandonar o mercado de smartphones, mas quer revolucionar o seu esforço de mercado. Ou seja, fica a ideia de que o ROG Phone 8 vai ser a conjugação daquilo que existe de melhor na marca ROG, com aquilo que a gama Zenfone sempre ofereceu.
De forma muito resumida, isto deverá significar um smartphone mais normal, com níveis de performance incríveis em todos os departamentos, incluindo o da fotografia. Ou seja, um ROG Phone 8 muito mais smartphone “normal”, indicado para qualquer tipo de utilizador, mas ainda assim muito capaz de oferecer uma experiência ASUS.
Este vai provavelmente ser o smartphone “casual” mais diferente do mercado, e como tal, vai ser um dos aparelhos mais especiais nas prateleiras Portuguesas. (Sim, vai sair cá!)
Assim, se o preço também for o “correto”, este é sem dúvida o caminho!
Agora resta perceber se a ASUS vai ser capaz de fazer um esforço de marketing significativo para chamar a atenção dos consumidores.
Afinal, num mundo dominado pela Samsung, Apple e Xiaomi, é preciso “inventar” formas de saltar à vista. Um exemplo quase perfeito disto mesmo está no lado da Nothing! Uma pequena fabricante que aparece do nada… Mas que ainda assim já conseguiu produzir um impacto discutivelmente mais significativo face a tudo aquilo que a ASUS tem feito nos últimos anos.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Comprava um smartphone ASUS? O que está a faltar?