Aproveita o CarPlay e Android Auto… O dinheiro manda!

Hoje em dia, é muito raro encontrar um condutor que não tire partido do Apple CarPlay ou Android Auto no seu carro. No fundo, em qualquer carro que seja compatível com alguma destas tecnologias.

Já ninguém usa a interface, rádio ou sistema de navegação que foi desenvolvido e montado pela fabricante, e ainda bem que assim é, porque ter as apps do dia-a-dia no ecrã do automóvel é muito mais eficiente, com mais desempenho, e por isso mesmo, muito mais prático.

Mas… As coisas podem vir a mudar. Afinal de contas, as fabricantes não gostam muito da perda de controlo, e o sistema de entretenimento pode muito facilmente ser transformado numa fonte de receita.

Por isso… Começou a guerra!

Aproveita o CarPlay e Android Auto enquanto podes… Indústria automóvel quer dinheiro!

carplay 2.0: foi revelada uma novidade que faz muita falta!

já há uma grande troca no android auto que vai mudar tudo!

Durante anos, o Apple CarPlay (a par do Android Auto), foi uma das melhores invenções do mundo automóvel.

Transformou o ecrã central dos carros num prolongamento do smartphone, permitindo usar o Apple Maps, o Spotify, o WhatsApp, entre outras apps, sem mexer no telemóvel.

Era simples, gratuito e, talvez por isso mesmo, demasiado bom para durar.

Agora, a indústria automóvel está a virar-se contra a Apple, e a seu tempo, também se vai virar contra a Google.

GM começa o corte, outros podem seguir?

A General Motors (GM) foi a primeira gigante a assumir publicamente o corte. Ou seja, os seus novos modelos vão deixar de suportar CarPlay e Android Auto.

Porquê? Segundo a CEO Mary Barra, o objetivo é “criar uma experiência melhor” através de software próprio, dispensando intermediários como a Apple ou a Google.

Entretanto, a empresa garante que o CarPlay continuará a funcionar nos carros já vendidos, mas os novos elétricos da marca já vêm sem ele.

Como funciona o novo sistema?

O sistema desenvolvido pela GM inclui aplicações como Spotify e HBO Max, além de um assistente de voz baseado no Google Gemini. No entanto, fica de fora o ecossistema Apple, sem Apple Music nem Apple Podcasts.

Mas… Vai ser pago!

Ou seja, vai ser um sistema mais limitado face ao atual, e vais ter de gastar dinheiro para ter acesso.

Subscrições: o novo modelo de negócio!

O verdadeiro motivo por trás desta mudança é simples: dinheiro.

Regra dos 30/30: acaba com o buraco invisível que te rouba 3000€ por ano!

Com o software da Apple ou Google fora do carro, a GM pode vender diretamente as suas próprias funcionalidades. O acesso completo às apps requer um plano de dados próprio, que começa à volta dos 8€ por mês.

Mas isto é é só o início. As marcas já perceberam que o carro pode ser uma mina de receitas recorrentes. É por isso que a BMW já tentou vender uma subscrição para os bancos aquecidos, e em outros tempos, as atualizações de software também foram pagas.

O fim de uma era?

Apesar de muitas marcas continuarem a promover o CarPlay como trunfo, a tendência é outra. Os construtores querem controlar o software e as receitas.

Por isso, se o teu carro ainda tem CarPlay ou Android Auto, aproveita bem o teu dia-a-dia. Tudo pode mudar dentro em breve.

Mas… Aceitavas comprar um carro novo nestes moldes? Fica a questão.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque