Não há baterias eternas e isto pode ser um problema quando não temos uma tomada por perto ou nos esquecemos do carregador. Aliás é especialmente nestas ocasiões que tentamos fazer de tudo para que a autonomia vá um bocadinho mais longe, quer seja, diminuindo o brilho do ecrã ou desativando algumas formas de comunicação de que não necessitamos. No entanto, muitas vezes, a culpa está mesmo nas aplicações. Assim e caso aposte sobretudo na mobilidade saiba que estas apps drenam a bateria do seu Mac!
Cuidado! Estas apps drenam a bateria do seu Mac!
Se pensa que nesta lista estão aplicações que não utilizamos muito está enganado. Ou seja, passa-se exatamente o contrário. Quase todas as que vamos falar são muito utilizadas o que torna a situação ainda mais preocupante.
Google Chrome
Não há dúvidas que o Chrome é uma boa alternativa para o Safari. No entanto, tem uma grande desvantagem. Não é propriamente eficiente em termos energéticos. De facto, o Chrome é um dos maiores problemas quando se trata de esgotar a bateria dos Mac.
Se utilizar o Chrome no seu MacBook e verificar quais as aplicações que estão a esgotar a bateria provavelmente vai encontrá-lo na lista. Há várias formas radicais de contornar este problema. No entanto se não quiser desistir do Chrome, considere fechar as abas e janelas do browser que não está a usar.
Spotify
As aplicações de terceiros tendem a ser mais pesadas no seu MacBook. Isto significa uma menor duração da bateria quando as utiliza. As aplicações de streaming também fazem com que a bateria do seu equipamento se gaste rapidamente. Isto porque não só requerem um acesso constante à Internet como utilizam os componentes de áudio.
O Spotify é uma aplicação multiplataforma e um serviço de streaming, por isso ninguém estanha que drene a bateria do seu Mac.
Zoom
Se instalou o Zoom no seu MacBook, pode ter reparado que a bateria está a esgotar-se rapidamente. Isso é porque as aplicações de videochamada, em geral, são intensivas em utilização do CPU e GPU. Afinal utilizam som, vídeo e a internet por períodos prolongados.
O ideal é “matar” mesmo a aplicação quando não a estamos a utilizar.
Discord
O Discord também é uma aplicação de mensagens popular entre os jogadores, mas infelizmente, é também um sugador de bateria. De facto consome as características do seu MacBook mesmo em segundo plano, porque é um software VoIP.
Uma forma de reduzir o impacto da Discord na bateria do seu MacBook é desativando a Aceleração do Hardware na aplicação. Para além disso também pode optar pela versão web em vez da aplicação.
Adobe Photoshop
Este tipo de software geralmente consome muita bateria devido à sua alta utilização do processador.
O Adobe Photoshop tende a ser um enorme impacto na bateria e o mesmo se aplica a outras aplicações Adobe também.
VLC
O VLC é um leitor de vídeo incontornável para muitas pessoas, e por uma boa razão. Ele pode reproduzir praticamente qualquer formato de vídeo e vem com várias ferramentas integradas úteis, como um conversor de ficheiros e streamers de rádio. Uma desvantagem é que ele drena a bateria do seu MacBook.
O Quicktime gasta menos mas é mais limitado.
Plataformas de jogos
Plataformas de distribuição de jogos como o Steam e a Epic Games tendem a exigir muito poder de processamento. Se as instalar verá uma diferença significativa na duração da autonomia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!