As aplicações são o que separa as smart TVs das TVs comuns. De facto dão muito jeito porque nos abrem a porta ao mundo do streaming e não só sem necessitarmos de hardware adicional. É por esse motivo que quando falham isto pode transformar-se numa verdadeira dor de cabeça. Para lhe dar uma ajuda vamos dizer-lhe o que pode fazer se as apps da sua TV Samsung deixaram de funcionar.
Reiniciar a TV Samsung e não apenas desligar
Tal como acontece com os smartphones, computadores e outros dispositivos, reiniciar a TV será muitas vezes suficiente para que as aplicações voltem a funcionar. Quando desliga a sua TV Samsung, normalmente está a colocá-la em modo de espera em vez de a desligar completamente. Ao reiniciar mesmo, estará a desligá-la e a reiniciar todas as suas funções a partir do zero, tal como quando reinicia um portátil ou uma consola de jogos.
É possível fazer uma reinicialização suave na TV com ou sem o controle remoto. Para fazer uma reinicialização da TV usando o controle remoto, mantenha pressionado o botão liga/desliga até que a TV desligue e ligue novamente. Isto deve demorar cerca de cinco segundos do início ao fim. Também pode reiniciar o televisor desligando-o da tomada durante pelo menos 30 segundos antes de o voltar a ligar. Quando o televisor estiver novamente ligado, tente abrir algumas aplicações para ver se estão a funcionar corretamente.
Verificar se existem actualizações de software
Se reiniciar o televisor não resolver o problema, poderá ser necessário atualizar o software. O software desatualizado pode causar problemas de compatibilidade e falhas de desempenho, impedindo as aplicações de funcionarem como deveriam. A Samsung lança regularmente novas actualizações de software para corrigir erros e problemas de segurança, melhorar o desempenho e adicionar novas funcionalidades. A atualização do software do televisor resolve frequentemente quaisquer conflitos que estejam a afetar as aplicações.
Prima o botão home no seu telecomando e aceda a Definições.
Selecione Suporte e, em seguida, Atualização de software.
Escolha Atualizar agora para transferir e instalar a atualização de software na sua TV.
A TV será reiniciada automaticamente para concluir o processo de instalação. Quando terminar de atualizar o software da TV, verifique se as aplicações estão a funcionar. Se não encontrou nenhuma atualização disponível depois de seguir os passos acima, isso significa que o televisor já está atualizado e que outra coisa está a fazer com que as aplicações não funcionem.
Limpar a cache da aplicação ou eliminar e reinstalar aplicações problemáticas
Por vezes, quando as aplicações deixam de funcionar na sua TV, a limpeza da cache pode resolver o problema. A cache é o local onde uma aplicação armazena as suas informações e, se estiver cheia ou se os dados estiverem corrompidos, pode fazer com que as aplicações carreguem lentamente, falhem ou deixem de funcionar. Apenas os modelos de TV Samsung mais recentes têm a opção de limpar a cache; nos modelos mais antigos, terá de eliminar e reinstalar a aplicação.
Siga estes passos para limpar a cache de uma aplicação:
Pressione o botão home no seu controlo remoto.
Vá para Suporte e selecione Cuidados com o dispositivo.
Aguarde até ver uma mensagem e selecione Gerir armazenamento.
Selecione uma ou mais aplicações.
Prima o botão Para baixo e, em seguida, selecione Ver detalhes.
Clique em Limpar dados e, em seguida, Limpar cache.
Se estiver a utilizar um televisor Samsung mais antigo ou não conseguir limpar a cache de uma aplicação que esteja a causar problemas, deve tentar eliminá-la e reinstalá-la.
Certifique-se de que tem as suas informações de início de sessão à mão antes de começar, pois estas poderão ser eliminadas quando remover a aplicação. Siga estes passos para eliminar e reinstalar uma aplicação:
Clique no ícone de aplicações.
Selecione definições e vá para a aplicação problemática.
Selecione Eliminar.
Prima o botão Return no seu telecomando e, em seguida, selecione o ícone de pesquisa.
Procure a aplicação.
Clique em Instalar.
Depois de reinstalar a aplicação, reinicie-a, introduza as suas informações de início de sessão e verifique se está a funcionar.
Repor o Smart Hub
Se você tentou todas as opções acima e ainda não consegue fazer com que as aplicações da TV Samsung funcionem, é hora de redefinir o Smart Hub.
Modelos posteriores a 2020
Pressione o botão home para abrir as Configurações na sua TV.
Selecione Suporte > Assistência técnica > Auto-diagnóstico > Reiniciar o Smart Hub.
Introduza o PIN da sua TV na caixa de diálogo quando lhe for pedido.
Modelos anteriores a 2020
Prima o botão de início para abrir as Definições no televisor.
Selecione Suporte > Auto-diagnóstico > Repor o Smart Hub.
Introduza o PIN da sua TV na caixa de diálogo quando solicitado.
Entretanto o PIN predefinido para as Smart TVs da Samsung é 0000. Assim depois de concluir estes passos, terá de voltar a iniciar sessão em todas as suas contas. Depois de fazer isso, teste as apps para verificar se estão a funcionar.