Há alguns dias atrás, dissemos que seria sempre uma boa ideia reiniciar o seu smartphone de forma regular. Qualquer coisa como pelo menos 1x por semana, de forma a garantir que tudo está a funcionar no máximo das suas capacidades.
Afinal, existem sempre bugs que teimam em não desaparecer, em memória que fica demasiado preenchida, entre outras coisas. Reiniciar é uma coisa boa.
Aliás, é uma coisa tão boa, que a Apple está pronta a lançar uma funcionalidade que se baseia exatamente nesta ideia base. Porém, a ideia não é performance pura e dura, é mesmo a segurança do iPhone, mais concretamente, de quem usa o iPhone.
Apple quer o iPhone desligado de 3 em 3 dias. Porquê?
Portanto, se há coisa em que a Apple não brinca, é na segunda e privacidade que os seus aparelhos são capazes de oferecer. É exatamente por isso que o iOS é atualizado assim que existe uma nova vulnerabilidade, sendo um dos sistemas operativos mais seguros do mercado.
Pois bem, para além disso, a Apple acaba de lançar uma nova funcionalidade que manterá o seu iPhone seguro mesmo quando se esquecer que ele existe. Estamos a falar de uma nova funcionalidade capaz de reiniciar o seu iPhone após três dias de inatividade.
Ou seja, apesar do facto de a grande maioria das pessoas estar consistentemente de smartphone na mão. Também existe o outro lado da moeda. Ou seja, pessoas que só utilizam os seus telemóveis quando realmente precisam, por isso há a possibilidade de os seus telemóveis ficarem sem utilização durante dias. É difícil de acreditar, mas sim, estas pessoas existem.
O problema é que as pessoas que fazem isso correm o risco de ver os seus dados comprometidos se alguém lhes roubar o telemóvel. Existem ferramentas que os malfeitores podem utilizar para aceder ao seu telemóvel através de força bruta. Ou seja, se o seu iPhone for roubado, o código de acesso não é suficiente para o proteger de piratas informáticos mais experientes.
Felizmente, a Apple lançou uma nova funcionalidade iOS que tem como objetivo protegê-lo mesmo que alguém leve o seu telemóvel. Assim, se deixar o telefone inativo sem o desbloquear durante 72 horas, este será automaticamente reiniciado. Isto pode parecer uma pequena medida de segurança. Porém, há muito mais a acontecer nos bastidores. Afinal, a funcionalidade não só reinicia o telemóvel, como também o coloca num estado BFU (Before First Unlock). Isto encripta os dados do telefone e bloqueia as chaves de encriptação do telefone no chip de enclave seguro.
Porém, para receber esta funcionalidade, vai ter de esperar pelo iOS 18.2. Esta funcionalidade já está em teste.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!