Já não é novidade para ninguém, que a Apple quer ser o mais independente possÃvel na parte da produção de componentes essenciais para a sua gama de produtos. Especialmente quando falamos no sempre lucrativo iPhone. Assim, é exatamente por isso, que já foi feita uma encomenda à TSMC, para a produção de modems 5G, com design próprio. O que claro está, deixa a Qualcomm de lado.
Entretanto, ainda não sabemos muito bem quando é que estes modems farão parte do iPhone, mas é provável que tudo aconteça já em 2022, ou mais tardar, em 2023. Ao fim ao cabo, o processo escolhido é o de 4nm, que está prestes a ficar pronto para o “prime time”.
Apple quer modems 5G feitos na TSMC. Adeus Qualcomm!
Portanto, segundo a Nikkei Asia, a Apple quer mesmo tirar a Qualcomm do seu leque de parceiros! Ao aproveitar a relação muito próximo com a TSMC, e claro, o departamento de modems comprado à Intel por mil milhões de dólares. Tudo isto, de forma a criar o seu próprio modem, e assim, ficar independente de uma das gigantes da indústria.
Curiosamente, tudo indica que a Apple até está a trabalhar nas suas próprias frequências de rádio, e componentes milimeter wave, para oferecer algo de diferente ao mercado.
Qual é o objetivo no abandono da Qualcomm por parte da Apple?
Bem… É simples. Desta forma, a Apple poupa muito dinheiro na produção de chips, e claro, faz as coisas à sua medida, trazendo mais performance, melhor integração, e mais eficiência energética para os seus aparelhos mobile com capacidades 5G.
Ainda assim, ao que tudo indica, a Apple vai aproveitar primeiramente as linhas de 5nm da TSMC, para o design e testes do produto, antes de avançar para as linhas de 4nm. O que é estranho… Estará a Apple desconfiada dos 4nm, quando os 5nm correram tão bem?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com esta jogada da Apple? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!