Sou muito honesto, apesar de durante muito tempo ter olhado para os smartphones dobráveis como algo excitante e cheio de potencial, a realidade é que não quero trocar o meu iPhone 15 Pro Max ou Galaxy S24 Ultra por um destes aparelhos.
Acredito cada vez mais que em “equipa que ganha não se mexe”, e a filosofia de design seguida por todas as fabricantes, quando o tema é um smartphone tradicional, cai exatamente dentro deste curioso balde.
Ainda assim, apesar do facto de já termos 5~6 anos de smartphones dobráveis em cima, e de estes ainda não terem chegado a elevados níveis de sucesso, a Appler que realmente meter o seu dedo na tarte. Porém, como sempre, com algumas mudanças à mistura. Será uma boa ideia?
Apple quer dobráveis diferentes, mas será uma boa ideia?
Portanto, não é novidade para ninguém que a Apple está a planear um, ou mais, aparelhos dobráveis. Não é para já, mas muito provavelmente para 2025 ou 2026, com vários planos a apontar primeiramente para um iPad dobrável, que a correr bem, pode dar origem a um iPhone dobrável diferente de tudo aquilo que já vimos.
Prova disso é uma patente recentemente registadas pela Apple.
Pois bem, a patente registada recentemente junto da USPTO sugere um smartphone do tipo ‘Flip’, como é o caso do Galaxy Z Flip5 da Samsung, porém com um mecanismo mais inteligente capaz de dobrar tanto para dentro como também para fora. Uma implementação extremamente interessante, que a ser bem feita, pode revolucionar a forma como se utiliza um smartphone, um tablet, ou até um portátil.
É que a Apple não é conhecida por ser a primeira, mas quando lança algo baseado numa tecnologia nova ou recente, tem uma capacidade incrível de massificar essa mesma tecnologia.
Naturalmente, uma patente não garante o lançamento de um produto. A Apple, tal e qual como tantas outras fabricantes, regista centenas ou até milhares de patentes todos os anos. Onde claro, apenas uma pequena fração vê a luz do dia. Dito isto, uma coisa é certa: se e quando um dispositivo dobrável da Apple chegar ao mercado, terá efeitos significativos em toda a indústria de dispositivos dobráveis… Provavelmente elevando a fasquia para os concorrentes e, em última análise, beneficiando os consumidores. Ou então, se falhar, é o fim para sempre dos aparelhos dobráveis!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!