A Apple introduziu a porta Lightning há mais de uma década. Desde então, a empresa tem vindo a adotá-la em todos os iPhones que lançou. Quer compre um iPhone recente ou um pouco mais antigo – terá esta porta. Embora não haja qualquer problema com ela continua a ser uma solução proprietária que não é tão amplamente adotada como outros tipos de porta. Isto para não falar das suas limitações, tais como velocidades lentas de transferência de dados. Agora parece que é o fim para a porta Lightning no iPhones como confirmou a Apple.
Apple confirma o fim da porta Lightning nos iPhones
Agora que todos os modelos recentes do iPad abandonaram a porta Lightning, parece que o iPhone é o próximo da lista. Numa entrevista ao The Wall Street Journal, a Apple confirmou que vai cumprir os novos regulamentos da UE. Para quem não estiver familiarizado com o assunto, os fabricantes de smartphones terão de adotar o carregador comum — USB Tipo-C — para continuarem a lançar novos dispositivos nos países da UE até ao final de 2024.
Embora a Apple não tenha confirmado explicitamente se vai adotar o USB Tipo-C ou a ficar sem a porta, é seguro assumirmos que eventualmente será a primeira hipótese a ganhar. Isto porque já se ouviu rumores sobre a Apple estar a testar uma porta USB-C no próximo iPhone 15. Claro que esta empresa poderia eventualmente introduzir um iPhone sem porta, mas isto não vai acontecer tão cedo. É que podia ser inconveniente para alguns utilizadores que não são lá grandes adeptos do carregamento sem fios.
Na mesma entrevista, a Apple sugeriu que os utilizadores de iPad que pedem uma aplicação de Calculadora incorporada podem fazer o download de uma de terceiros na App Store. Entretanto, Craig Federighi mencionou que a introdução de uma aplicação iMessage no Android teria sido algo que “não iria servir o mundo”. Ele também sublinhou que esta adaptação poderia ter sido um obstáculo à inovação desta app em particular. Ou seja, não podemos mesmo esperar pela criação de um iMessage para Android.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!